A Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico de Santa Catarina (Agesan) multou a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) em R$ 300 mil reais após encontro na tarde desta sexta-feira. A reunião analisou o relatório com informações da Casan e Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), e concluiu que a empresa foi responsável pelas falhas no abastecimento de água na Capital entre o natal e o início do ano. A Casan pode recorrer da decisão.

Continua depois da publicidade

:::Casan descumpriu acordo firmado antes da temporada com agência reguladora

:::Agesan deve concluir esta semana estudo que aponta as causas e os culpados pela falta de água na Ilha

As duas concessionárias foram notificadas no último dia 2 a apresentar os dados. Para justificar a multa, os técnicos da Agesan avaliaram as horas e regiões em que houve quedas de energia e compararam com as áreas em que houve a falta de água. A Casan defende que a falta de luz teria prejudicado o fornecimento de água. Como isto não foi comprovado, a empresa foi multada. Para chegar ao valor total da penalização, a fiscalização avaliou 55 itens.

Continua depois da publicidade

O relatório deve ser encaminhado para a Prefeitura de Florianópolis, que também vai analisar o material sobre o serviço prestado pela concessionária, que tem contrato com o município.