O Hospital Regional de Biguaçu Helmuth Nass, na Grande Florianópolis, foi inaugurado às 12h15min desta quarta-feira, 26, com a presença do Ministro da Saúde Arthur Chioro, do governador do Estado Raimundo Colombo, do secretário de Saúde João Paulo Kleinübing e do prefeito de Biguaçu Ramon Wollinger. O atendimento ambulatorial tem início na quinta-feira, 27.
Continua depois da publicidade
A solenidade de abertura iniciou às 11h, com uma hora de atraso, e precedeu uma visitação ao público e uma homenagem à viúva de Helmuth Nass, Zélia Nass.
– É muito bom ver esse hospital abrindo depois de tantas indefinições. Ele irá dar base ao novo modelo de atendimento dos hospitais da Grande Florianópolis – afirmou o secretário Kleinübing.
Inauguração do Hospital de Biguaçu é novamente adiada e fica para o dia 26
Continua depois da publicidade
Hora de Santa Catarina inicia contagem regressiva para abertura do Hospital Regional de Biguaçu
Durante a cerimônia, Chioro assinou a portaria que garante o repasse de recursos do Governo Federal no valor de R$ 14,8 milhões anualmente para manutenção da estrutura – fator que emperrava a abertura do hospital há um ano. O Governo de SC, por sua vez, garantiu o restante do orçamento mensal há pouco mais de uma semana. O custeio mensal será de R$ 2,6 milhões repartidos entre Estado e União.
– O mais importante era assinar (a portaria). Esse hospital irá qualificar o acesso à saúde da Grande Florianópolis. Estamos falando em uma rede que prevê uma enorme expansão da atenção básica – comentou Chioro.
A ativação da unidade irá acontecer em três etapas. Neste primeiro momento, serão iniciados os atendimentos do ambulatório com oito especialidades (Dermatologia, Endocrinologia, Neurologia, Pneumologia, Reumatologia, Otorrinolaringologia, Urologia e Cardiologia); na segunda fase, dentro de 60 dias, a internação clínica e cirurgias de baixa e média complexidade; e na terceira etapa entrará em funcionamento a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), em um prazo de 120 dias.
Continua depois da publicidade
Após atingir sua capacidade plena de atendimento, o hospital vai oferecer 110 leitos e poderá atender um total de 2.655 pacientes por dia.
Acompanhe as últimas notícias da Grande Florianópolis
Novo esquema de atendimento na Grande Florianópolis
O Hospital de Biguaçu fará parte de um novo modelo de atendimento com as demais unidades hospitalares da região, sendo que cada uma atuará em áreas específicas: em Biguaçu serão realizadas cirurgias eletivas e pediatria; no Hospital Regional de São José serão cirurgias de média e alta complexidade, além de traumatologia; e no Hospital Florianópolis serão cirurgias ortopédicas. O objetivo é o de reduzir a ociosidade e melhorar a utilização dos leitos.