O Hospital Regional de Biguaçu Helmuth Nass, que homenageia um dos primeiros farmacêuticos do munícipio da Grande Florianópolis, será oficialmente inaugurado na próxima quarta-feira, 26, após mais de cinco anos de promessas. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, 20, em coletiva de imprensa no próprio hospital.
Continua depois da publicidade
Hora de Santa Catarina inicia contagem regressiva para abertura do Hospital Regional de Biguaçu
Na cerimônia marcada para às 9h30min, o Ministro da Saúde Arthur Chioro deverá finalmente assinar a portaria que garante o repasse dos recursos para manutenção da estrutura, além de anunciar o cronograma de ampliação dessa verba federal. O restante já foi garantido pelo Estado na semana passada. Ao todo, serão necessários R$ 3,2 milhões para manter o novo hospital.
– A abertura do Hospital Regional de Biguaçu irá permitir um novo modelo de atendimento com reordenamento da saúde – prometeu o secretário de Saúde, João Paulo Kleinübing.
Continua depois da publicidade
A abertura das portas para o atendimento ao público só acontecerá no dia seguinte à inauguração: quinta-feira, 27.
– Aberturas gradativas são normais em hospitais. Lentas e graduais para não haver atropelamento. O Infantil Joana de Gusmão, por exemplo, levou seis meses para abrir completamente – contextualizou o secretário-adjunto de Saúde, Murillo Capella.
Nesta nova data anunciada, serviços ambulatoriais de oito especialidades serão oferecidos aos pacientes com consultas agendadas previamente nos postos de saúde de Biguaçu. Serão 12 consultórios onde uma equipe de mais de 50 profissionais, que ainda não foram treinados, irão trabalhar.
Continua depois da publicidade
– Eles serão chamados na semana que vem para treinamento, mas como vamos começar só com a parte ambulatorial, não é tão complicado. As licitações dos últimos equipamentos faltantes também está andando bem. Mas se for preciso, vamos pegar emprestado de outros hospitais no início – avalia o administrador da unidade, Valmor Busnello, que garante que a Beneficência Camiliana do Sul está no local ajustando os últimos detalhes do hospital.
Ativação do Hospital de Biguaçu em três etapas
– A partir de 27 de agosto: Serviços ambulatoriais;
– A partir de 27 de outubro: Consultas com Especialistas, Realização de Exames, Internação Clínica, Cirurgias (baixa e média complexidade) e Emergência (referenciada, que atende de portas fechadas e absorve a demanda de outras unidades);
– A partir de 27 de dezembro: Unidade de Tratamento Intensivo (UTI).