A Secretaria Nacional de Direitos Humanos entrou no caso da catarinense presa em Londres por raptar a própria filha. Por telefone, da Holloway Prison, Fernanda Guiguer Souza contou nesta segunda-feira à mãe que está tendo sangramentos. Grávida de quatro meses, a modelo não recebeu assistência médica na cadeia. No Brasil, a família está sem notícias oficiais.
Continua depois da publicidade
Um relatório foi solicitado pela ministra Maria do Rosário, titular da Secretaria Nacional de Direitos Humanos ao Itamaraty e a Embaixada do Brasil em Londres. A ministra quer conhecer em detalhes o caso da modelo e esteticista de Criciúma, Sul de SC, que foi presa pela Europol (Serviço Europeu de Polícia) no dia 1º de novembro passado.
Fernanda é acusada de raptar a filha Rafaely Guiguer Vieira, oito anos, em Londres, nas proximidades da casa do pai da menina, o ex-jogador de futebol profissional, Rafael Isidro Vieira.
Desde o dia 2 de novembro, a modelo de 29 anos está detida na Holloway Prison, no Norte de Londres. Fundada em 1852, a unidade prisional cantada pelas bandas inglesas The Kinks e Marillion pela fama de maus tratos impostos às prisioneiras já abrigou o dramaturgo Oscar Wilde.
Continua depois da publicidade

A Holloway Prison é conhecida por maus tratos a prisioneiros
Foto: divulgação
Esporadicamente Fernanda liga para a mãe dela, a técnica em enfermagem Magda Stela Souza. A última foi nesta segunda-feira. Eram 13h30min (horário de Brasília) quando o celular de Magda tocou em Balneário Rincão, cidade onde ela mora no Sul de SC.
Fernanda agradeceu a mãe por seu empenho em pedir ajuda na mídia. Uma detenta brasileira contou à modelo que a mãe havia visto a notícia na TV. Depois da divulgação no blog do jornalista Cacau Menezes, o drama da família ganhou repercussão nacional.
– Obrigada, mãe, por a senhora estar me ajudando. Por favor, continua. Eu não aguento mais – implorou Fernanda para a mãe.
Continua depois da publicidade
Magda contou que a filha está tendo pequenos sangramentos. A modelo está grávida de quatro meses do noivo. Até agora ela não fez exames pré-natal, conforme contou Magda. Ela lembra que a filha teve problemas na gravidez de Rafaely e precisou tomar medicação para não perder o bebê.
Fernanda divide uma cela com outras seis mulheres. Magda manda 100 libras a cada 10 dias para a filha comprar cartões telefônicos, bolacha, leite e achocolatado em pó, e macarrão instantâneo. A modelo tem quatro refeições por dia: o café, almoço, o chá e a sopa.
Na última ligação, Fernanda estava calma, mas na hora da despedida não segurou as lágrimas.
– Na hora eu não choro, procuro me manter forte. Mas quando minha filha desliga, me desespero e choro. É muito doído – desabafou Magda.
Continua depois da publicidade
Mãe da modelo se desepera com a falta de notícias
O drama de Magda Stela Souza piora a cada dia pela ausência de notícias sobre o processo em que Fernanda é ré e que corre na justiça britânica. Sem notícias dos defensores públicos britânicos e sem notícias do Consulado do Brasil em Londres, Magda não sabe mais o que fazer.
Ela ligou para o Núcleo de Assistência a Brasileiros do Itamaraty, em Brasília, mas conta que até agora não recebeu o retorno prometido por um dos três funcionários que a atenderam.
O Ministério das Relações Exteriores, por meio de sua assessoria, informou nesta segunda-feira que o representante consular em Londres não havia visitado Fernanda na prisão, mas que estava em contato por telefone.
Continua depois da publicidade
Depois de serem informados na segunda sobre a situação de vulnerabilidade da catarinense, a assessoria do consulado pediu à reportagem o contato de Magda e informou que um representante da núcleo de assistência iria ligar para a mãe de Fernanda em busca de informações sobre o estado de saúde da modelo.
A assessoria disse que não havia queixas de Fernanda sobre sangramentos e lembrou que a responsabilidade pela saúde da modelo na prisão é do governo local. E disse que o consulado vai ajudar caso seja comprovada a ineficiência do govenro britânico.
Entenda o caso:
A prisão de Fernanda e seu atual noivo, o baiano Wagner Santos, aconteceu dentro de um avião, no aeroporto de Heathrow em Londres. O casal e a filha de Fernanda, Rafaely Guiguer Vieira, oito anos, estavam em conexão na Inglaterra a caminho do Brasil.
Continua depois da publicidade
Fernanda foi presa por rapto de Rafaelly. Ela tem a guarda da menina, mas o documento não tem validade na Europa. Depois de dois meses de conversas sem sucesso com o ex-marido e pai da menina, o ex-jogador de futebol profissional, Rafael Isidro Vieira, Fernanda decidiu pegar a filha à força.
A modelo fez campana de dois dias em frente a casa do ex-marido, no Bairro Tottenham, a 20 minutos do Centro de Londres, e levou a menina. O ex-jogador deu queixa na Scotland Yard, a polícia metropolitana inglesa.