A batalha judicial entre Fernanda Guiguer Souza e Rafael Isidro Vieira pelo direito de ficar com a filha Rafaely se arrasta há três anos. Mesmo com a guarda concedida para a mãe pela justiça brasileira, em 2008, a justiça de Londres não pode validar a ação de separação do casal atualmente.
Continua depois da publicidade
A briga iniciou quando o pai, Rafael Isidro Vieira, se mudou para a Inglaterra, recebeu a visita da filha Rafaely, e se recusou a devolvê-la para a mãe, Fernanda Guiguer Souza. Segundo a avó materna, a mãe, em um ato desesperado, pegou a menina de volta quando a viu nas ruas de Londres. O pai, que disse não abrir mão da guarda, denunciou a ex-mulher por rapto. O documento feito pela justiça brasileira que comprova a guarda para Fernanda não foi validado no exterior. Enquanto as famílias trocam acusações, a mãe da pequena aguarda presa em uma prisão de Londres o julgamento da justiça britânica.
>>>A versão da avó materna e do pai
Leia um resumo cronológico da vida do casal divorciado, desde o dia em que se casaram em Criciúma, até a briga judicial pela filha conhecida internacionalmente.
Continua depois da publicidade
2001 – Rafael e Fernanda começam a namorar.
2003 – O casal casa em 14 de março.
2004 – Rafaely Guiguer Vieira nasce às 9h15min do dia 11 de março, em Criciúma, SC.
2007 – Rafael e Fernanda se separam. Rafaely fica morando com a mãe, em SC. Rafael vai para a Europa em busca da cidadania italiana.
2008 – Justiça catarinense concede a guarda de Rafaely à mãe Fernanda, em ação de separação consensual.
2009 – Rafael volta ao Brasil para buscar Rafaely e a leva para Londres. Fernanda vai morar na Itália.
Continua depois da publicidade
2010 – Rafaely vai morar com Fernanda em Milão. Rafael se muda para Bergamo, também na Itália, a duas horas de Milão. Pai visita a filha nos fins de semana.
2011 – Rafael retorna para Londres. Rafaely recebe visitas do pai e também vai à Inglaterra visitá-lo. Fernanda leva Rafaely para morar com uma prima de Rafael, em Desenzano de Garda, na Itália.
2012
Julho – Fernanda leva Rafaely para passar um tempo com a tia (irmã de Rafael) e a prima, em Londres. Fernanda planeja retornar de vez para o Brasil com a filha e morar em apartamento próprio, em Criciúma.
Continua depois da publicidade
Agosto – Rafael volta a Londres das férias em SC e e recusa a devolver a filha para Fernanda. Rafaely é matriculada na escola em Londres. Fernanda contrata advogada italiana para reaver a filha, vai duas vezes a Londres, procura o Consulado do Brasil, sem sucesso. A avó materna envia à Europa documentos provando que Fernanda tem a guarda de Rafaely.
30 de Outubro – Rafaely sai com o tio, de 16 anos, e acaba pega por Fernanda, em uma rua de Londres. O noivo de Fernanda, Wagner Santos, está junto. Os três atravessam o Canal da Mancha de carro rumo a Milão. Rafael vai à polícia e conta que a filha foi levada pela mãe, em depoimento de seis horas. A Europol (polícia da União Europeia) é avisada sobre o caso.
1º de Novembro – Na Itália, Rafaely embarca com a mãe Fernanda e o noivo dela rumo ao Brasil, com conexão em Londres. Fernanda e Wagner são presos dentro do avião, no Aeroporto de Heathrow, acusados de rapto. Assistentes sociais da Polícia Metropolitana de Londres, Scotland Yard, levam Rafaely para a casa do pai dela, na cidade.
Continua depois da publicidade
2 de Novembro – Fernanda é transferida para a prisão Holloway, em Londres. Wagner é preso em uma unidade a três minutos de Holloway. Dois advogados são designados pelo Reino Unido para defender Fernanda e Wagner.
20 de Novembro – A avó materna envia novamente documentos provando que Fernanda tem a guarda da neta.
28 de Novembro – A avó materna recebe o único e-mail enviado pelo Consulado do Brasil em Londres, informando que sua filha e o “namorado” dela são acusados de rapto. A mensagem comunica que os dois têm advogados de defesa e que o consulado acompanharia o resultado da audiência. Magda não recebe mais notícias desde então.
Continua depois da publicidade
11 de Janeiro – A avó materna procura o colunista do DC, Cacau Menezes. O jornalista publica o pedido de ajuda e o caso ganha repercussão.