Cerca de mil pessoas tiveram prejuízos com o vendaval da madrugada de sábado, que atingiu 11 municípios no oeste catarinense. O levantamento é da Defesa Civil do Estado. Mas apenas 10 a 15% ainda necessitam de auxílio do poder público, segundo o coordenador regional da Defesa Civil no Oeste, Luciano Peri.
Continua depois da publicidade
Leia também
::: Chuva e vento derrubam árvores e destelham casas no oeste catarinense
::: Previsão de chuva forte perde a intensidade em Santa Catarina
Continua depois da publicidade
::: Meteorologistas alertam para chuva no fim de semana
Ele afirmou que a maioria dos moradores, que tiveram poucos danos, acabou comprando telhas e consertando os estragos ainda no sábado. A Defesa Civil, com auxílio das Prefeituras, Bombeiros e Polícia Militar, prestou os primeiros auxílios ainda na madrugada de sábado. O vendaval ocorreu por volta da uma hora e atingiu uma faixa de 80 a 90 quilômetros de comprimento, entre São Domingos e Ponte Serrada, e com uma largura de 10 a 15 quilômetros.
Próximo de 240 casas foram destelhadas pelos ventos que atingiram entre 60 e 80 quilômetros por hora. Ipuaçu foi a mais afetada, com mais de 100 casas destelhadas. -A maior preocupação é na área indígena- disse Peri. Ele afirmou que dentro da Terra Indígena Xapecó, que fica em Ipuaçu, dez casas tiveram destelhamento total e os moradores apenas cobriram com lonas o telhado e aguardam o auxílio do poder público.
Na manhã desta segunda-feria a Defesa Civil do Estado deve se reunir com a Defesa Civil do município para avaliar se é o caso de decretação de situação de emergência. O levantamento das perdas está sendo realizado. Para poder decretar situação de emergência os prejuízos devem ultrapassar 2,77% da receita líquida do município no ano anterior. No caso de Ipuaçu o valor corresponde a cerca de R$ 300 mil.
Continua depois da publicidade
Outro município em situação crítica é Ouro Verde, onde 60 casas foram destelhadas, além de prejuízos no interior. Em Entre Rios o vendaval atingiu 35 a 40 casas. Outros municípios atingidos, mas com perdas inferiores, foram São Domingos, Ponte Serrada, Faxinal dos Guedes, Abelardo Luz, Campo Erê, Quilombo, São Lourenço do Oeste e Xanxerê.
Em São Loureço do Oeste foi registrado um ferimento no vendaval, de um homem que torceu o tornozelo durante o vendaval, ao tentar retirar uma árvore caída.
Segundo a Celesc, 765 casas ficaram sem energia durante o dia de sábado, em razão do temporal.