Um recomeço. É assim que o Metropolitano encara o duelo contra o Joinville nesta quinta-feira, às 21h30min, na Arena Joinville, pela quarta rodada do turno do Campeonato Catarinense. Após oscilar muito de rendimento, o Verdão vai ao Norte do Estado em busca da afirmação. Após a boa exibição diante do Brusque, o time espera manter o espírito de garra e o bom volume de jogo diante de um rival histórico e que desponta como um dos favoritos ao título.

Continua depois da publicidade

Para isso o técnico Valdir Espinosa e os jogadores sabem que será preciso equilíbrio e isso passa necessariamente por acertar o posicionamento defensivo e redobrar a atenção nos lances de bola parada, que têm dado muita dor de cabeça à equipe e à torcida. O comandante trabalhou bastante esses dois pontos em específico ontem pela manhã, no último treino antes da partida:

– Os treinamentos servem para corrigir aquilo que a gente vê em campo. Precisamos diminuir os erros. Sofrer gol tem que ser mais mérito do adversário do que falha nossa – pondera.

Confira a tabela de classificação do Estadual deste ano

Na tentativa de dar mais equilíbrio ao time, o treinador fez três alterações em relação à equipe que iniciou a partida do último domingo. A primeira delas é no gol. O jovem Samuel, 21 anos, passa a camisa 1 ao experiente Everton, 34. Espinosa justifica a troca:

Continua depois da publicidade

– Não existe herói na vitória nem bandido na derrota. Agora é o momento do Everton.

As outras duas modificações são impositivas. O zagueiro Luan e o volante Pink assumem as vagas de Willian Rodrigues e José Lucas, respectivamente, lesionados. José Lucas até se recuperou e participou do coletivo ontem entre os reservas e deve ficar no banco. Quem também deve pintar entre os suplentes é o meia Bruno Brito.

Metropolitano e Brusque empatam pelo Catarinense 2016

O Joinville é o rival que o Metropolitano mais enfrentou em seus 14 anos (veja tabela). A história dos clubes se cruzou especialmente em 2005. O empate em 1 a 1, no dia 23 de janeiro daquele ano, foi o primeiro jogo do time blumenauense na elite do Estadual e a primeira partida do JEC em uma competição oficial disputada na Arena Joinville.

Metrô tenta acabar com jejum na Arena

De lá para cá, o estádio sediou o confronto outras tantas vezes. Hoje à noite o Metrô tem nova chance de acabar com o jejum no gramado da Arena. A última vez que visitou o algoz e deixou o gramado vitorioso em uma partida pelo Estadual foi em 2011.

Em uma tarde inspirada do atacante Matheus, que marcou duas vezes, o Verdão goleou o JEC por 4 a 1. Desde então foram quatro idas ao Norte do Estado e nenhum triunfo: um empate sem gols pelo quadrangular semifinal do Catarinense de 2014) e três derrotas.

Continua depois da publicidade

Conheça Samuel, goleiro do Metropolitano destaque na primeira partida do Catarinense

Números do confronto

– 38 jogos

– 10 vitórias do Metropolitano

– 13 vitórias do Joinville

– 15 empates

Serviço

Local: Arena Joinville, em Joinville.

Arbitragem: Heber Roberto Lopes, auxiliado por Kleber Lucio Gil e Mayckon Vieira.

Escalações

Joinville

Jhonatan; Mario Sergio, Bruno Aguiar, Danrlei e Diego; Anselmo, Diego Felipe, Willian Popp, Gustavo Sauer e Ítalo; Felipe Alves.

Técnico: PC Gusmão.

Metropolitano

Everton; Iago, Luan, Elton e Maurim; Bruno Medeiros, Pink, Ramon e Léo Moura; Peu e Rafinha.

Técnico: Valdir Espinosa.