Na manhã deste domingo, os carros vão dar lugar a atletas em algumas das principais vias de Florianópolis. Tudo para que cerca de 1,5 mil corredores participem de uma das mais importantes provas de rua do Estado, a Maratona Caixa de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Maratonas atraem milhares de corredores em SC no fim de semana
Maratonista catarinense de 69 anos busca tricampeonato mundial
Os 42,195 km terão largada no trapiche da avenida Beira-Mar Norte, seguindo rumo à UFSC, onde há o primeiro retorno (confira no mapa abaixo). De lá, o trajeto vai até o Trevo da Seta, na Via Expressa Sul, para mais uma volta até a UFSC. Como a saída da elite acontece entre 6h50min e 7h, é esperado que os primeiros corredores cruzem o pórtico de chegada, mais uma vez no Trapiche, pouco depois das 9h – no ano passado, o desafio foi vencido em 2h29min11seg pelo paulista Sivaldo Viana.
Continua depois da publicidade
O atual campeão está de volta. O principal concorrente ele já conhece: Willian Salgado, que na última edição terminou em segundo lugar, a três minutos de Sivaldo. No feminino, o favoritismo fica com a mineira Grazielle Pedroso, vencedora em 2014.
A corrida, porém, vai além da busca pelo pódio. A maioria dos corredores querem bater seus recordes pessoais. Não só nos 42 km, já que o evento conta também com 10km e 5km. Estas têm largada às 8h30min, também no Trapiche, e avançam apenas pela Beira-Mar Norte.
Quem não quiser se envolver com o evento precisa ficar de olho nas alterações do trânsito principalmente para quem vai do Sul da Ilha ao centro (confira no mapa abaixo). O esquema especial montado por PM Rodoviária e Guarda Municipal funcionará até às 13h, tempo limite de conclusão da prova. Lembrando que, neste domingo, haverá também jogo do Avaí na Ressacada e estão previstas manifestações contrárias ao governo da presidente Dilma.
Continua depois da publicidade
