Depois de duas carretas terem deixado Florianópolis no último sábado com material contaminado do vazamento de óleo com ascarel da subestação das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), na Tapera, outros três veículos estão sendo preparados para partir ainda nesta segunda para a Bahia. A retirada está sendo feita dois meses e meio após o começo do vazamento.
Continua depois da publicidade
No primeiro transporte, foram levados 20 bags com sólidos e 80 tambores com água, óleo e ascarel. Já nesta segunda, serão 160 tambores já carregados em duas carretas e uma terceira que será preenchida com sólido e líquido contaminado. O destino do material será Camaçari, na Bahia, onde será incinerado.
A previsão do assistente da Diretoria de Distribuição da Celesc, Pablo Cupani Carena, é de que a saída dos resíduos seja feita nesta segunda entre 16 e 18 horas. O material será acompanhado por um batedor da empresa WPA, responsável pela retirada dos contaminantes.
Ainda nesta segunda, a Celesc deve disponibilizar o levantamento de transformadores que ainda têm ascarel em todo o Estado para a superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A previsão inicial era de ter sido feita na semana passada, mas a companhia pediu prorrogação por falta de tempo de agrupar todas as informações pedidas num único relatório.
Continua depois da publicidade
Conforme Pablo, a previsão é de que as informações sejam finalizadas ainda nesta segunda e entregues ao Ibama até o fim da tarde.