A tempestade que começou por volta das 19h desta quinta-feira em Blumenau foi marcada por raios do começo ao fim. Foram mais de 1,2 mil descargas atmosféricas registras em menos de 24 horas, período de tempo padrão usado para contabilizar os raios. O número, segundo a Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas (Rindat), é considerado altíssimo e a média equivale a um raio a cada dois quilômetros quadrados. De acordo com a Central Meteorológica do Grupo RBS, Blumenau foi a cidade com maior incidência de descargas elétricas de todo o Estado.
Continua depois da publicidade
Leais mais:
::: Blumenau tem ruas alagadas e desmoronamentos por causa da chuva forte nesta quinta-feira
::: Garcia é a região mais atingida pela chuva intensa que caiu em Blumenau
::: Após temporal, ruas atingidas amanhecem com lama e água acumulada em Blumenau
Continua depois da publicidade
::: Temporal com risco de granizo está previsto para esta sexta-feira em Blumenau
A Celesc Blumenau divulgou quinta-feira à noite um gráfico da Rindat que mostrava em tempo real a incidência de raios na cidade durante o temporal. O Centro Politécnico da UFPR, em Curitiba, responsável pelos dados, explica que neste caso a intensidade mencionada na legenda se refere à quantidade de descargas e não ao potencial de cada raio. Na figura a parte circulada é Blumenau.
A mancha vermelha representa a quantidade de descargas elétricas que atingiram a cidade entre às 19h45min e 20h de quinta-feira. Confira: