Blumenau volta a conviver com ruas alagadas por causa da chuva forte que cai sobre a cidade na noite desta quinta-feira. Em uma hora choveu 85 milímetros em toda a cidade, com concentração maior na região do Garcia. Segundo a Guarda de Trânsito, nas ruas São Paulo, Sete de Setembro, Rio de Janeiro e Floriano Peixoto carros pequenos não conseguem cruzar a pista por causa da água que já está se acumulando.

Continua depois da publicidade

Por causa da chuva, Blumenau e região também sofrem com a falta de energia elétrica. Às 19h30min havia 23 mil unidades consumidoras sem fornecimento nas cidades de Blumenau, Apiúna, Pomerode e Gaspar. Pelo último relatório, o número caiu para 4,6 mil unidades consumidoras.

Em Blumenau os bairros mais afetados são Escola Agrícola, Ponta Aguda, Progresso, Garcia, Fortaleza, Itoupava Norte e Itoupavazinha. Ainda não há previsão de quando o serviço estará completamente restabelecido. Funcionários da Celesc encontram dificuldades para chegar a algumas pontos do Progresso por causa dos alagamentos.

Conforme leitores do Santa, há também pontos de acúmulo de água sobre a pista nas ruas Almirante Barroso (Vila Nova), Vidal Ramos (Jardim Blumenau) e em frente ao Terminal da Fonte, na Rua Amazonas. Há um bloqueio no trânsito da Rua Alberto Stein, em frente ao Parque Ramiro Ruediger.

Ruas também estão alagadas no bairro Fortaleza, próximo ao terminal de ônibus. A Guarda de Trânsito informou que, como a chuva está diminuindo, a situação das ruas também está se normalizando.

Continua depois da publicidade

De acordo com a Defesa Civil, a região do Garcia é a mais atingida pelo temporal. Há registros de quedas de muros e barreiras nas ruas Carlos Stiller e Colatina. Na Rua Ponta Porã um desmoronamento atingiu uma casa. As equipes estão a caminho do local e ainda não há informações sobre possíveis feridos.

Há muita água na pista na região do terminal do Garcia, o que está provocando congestionamento no trânsito. Por causa disso, os ônibus também estão tendo dificuldades em sair do terminal.

Na Vila Germânica, houve queda de energia elétrica durante o primeiro dia da Sommerfest, mas os geradores entraram em funcionamento imediatamente, sem comprometer o evento. Cinco minutos depois o fornecimento de energia foi normalizado. A Sommerfest prossegue até a uma hora da manhã, conforme a programação.