Escrevemos lembretes normalmente quando não podemos esquecer alguma coisa: desde um afazer até uma data especial. A prática costuma ser útil. Mas um novo estudo publicado na revista Memory & Cognition sugere que, em vez de melhorar a nossa memória, fazer listas pode nos fazer mais esquecidos.

Continua depois da publicidade

Cinco hábitos que podem prejudicar sua memória

Os pesquisadores pediram que os participassem jogassem um game de memória que consistia em formar pares de cartas iguais, lembrando da localização de ambas. Metade dos voluntários foi autorizada a tomar notas sobre a localização das placas antes do jogo começar, enquanto a outra metade puderam apenas estudar as cartas sem escrever nada no papel.

Por que as mulheres têm melhor memória que os homens?

Continua depois da publicidade

Os cientistas, então, começaram a conversar com os participantes que tinham anotado. Eles imediatamente consultaram as anotações. Porém, sem os rabiscos, tiveram desempenho significativamente pior do que os demais.

As anotações funcionam como uma muleta, afirma o estudo. O cérebro, segundo eles, não memoriza o que não é “obrigado” e, por isso, os participantes que não utilizaram papel e caneta tiveram um melhor desempenho no jogo.