Quando seu marido não lembrar de alguma data comemorativa importante, não se impressione – nem se magoe. Cientistas estão investigando por que a memória deles não é tão boa quanto a das mulheres.
Continua depois da publicidade
Segundo o portal de ciência Science of Us, os pesquisadores já estão descobrindo algumas evidências que mostram que as mulheres são realmente melhores em memórias – especialmente as que têm relação com acontecimentos da própria vida. Meninas e mulheres tendem a recuperar essas memórias mais rápido e com mais detalhes específicos.
Alguns estudos também mostram que as memórias femininas tendem a ser mais precisas quando comparadas com as de meninos e homens. A explicação para isso estaria no modo como os pais falam com suas filhas quando as crianças estão desenvolvendo as habilidades de memória.
Ioga ajuda na memória e faz praticantes pensarem mais rápido
Continua depois da publicidade
É dos dois aos seis anos que uma criança aprende a formar memórias. Os pesquisadores acreditam que isso acontece principalmente por meio de conversas com os outros, especialmente com os pais. Essas conversas ensinam a contar as próprias histórias.
E essas primeiras experiências de narrativa auxiliam na memória. Um recente estudo acompanhou crianças pré-escolares cujas mães pediam que contassem histórias. Mais tarde, essas crianças foram capazes de recordar memórias anteriores com mais eficiência do que as que não descreviam sua rotina.
Mas a forma como os pais falam com os seus filhos também é determinante. Segundo a pesquisa, as mães tendem a fazer mais perguntas sobre as emoções das meninas. Já com os meninos, passam mais tempo falando sobre o que eles deveriam fazer com esses sentimentos.