Os praticantes de ioga pensam mais rápido e têm mais capacidade de memorização do que as pessoas que praticam outros exercícios físicos, apontou um estudo. Na pesquisa, os participantes praticaram ioga três vezes por semana durante dois meses.
Continua depois da publicidade
O estudo envolveu 108 adultos com idades entre 55 e 79 anos – 61 deles assistiram aulas de ioga. Os outros praticaram o mesmo número de sessões com a mesma duração, mas apenas com alongamento e exercícios de tonificação.
No final das oito semanas, o grupo de ioga foi mais rápido e preciso em testes de memorização de informações do que tinha sido antes da intervenção. O grupo de alongamento e tonificação não apresentou nenhuma mudança significativa no desempenho cognitivo ao longo do tempo. As diferenças observadas entre os grupos não foram o resultado de distinção de idade, sexo, status social ou outros fatores demográficos.
– Ioga requer esforço e concentração para mudar entre as posições de exercícios, controle do corpo e respiração em um ritmo constante – disse Gothe, um dos pesquisadores.
Continua depois da publicidade