A empresa vencedora para fornecer os equipamentos do Radar Meteorológico do Oeste de Santa Catarina serão conhecidas na próxima semana, segundo o secretário de Estado da Defesa Defesa Civil, Milton Hobus. Ele informou que o prazo para recursos termina na sexta-feira e, na segunda-feira, serão abertos os envelopes de habilitação e as propostas.

Continua depois da publicidade

Paralelamente, será construída a torre. O projeto executivo está em fase final, para posterior licitação da torre onde será instalado o radar, que deve abranger um raio de 200 quilômetros.

Há um impasse que ainda precisa ser resolvido sobre o terreno que foi doado pela prefeitura de Chapecó. A doação da área, próxima à Vila Real, foi aprovada pela Câmara de Vereadores, mas a prefeitura estaria tendo dificuldade em registrar o terreno e doar para o Estado, por ser uma área verde. Segundo o secretário, será necessário descaracterizar o terreno como área verde.

No entanto, ele afirmou que isso não está atrasando o cronograma, pois o projeto da torre será licitado depois do radar.

Continua depois da publicidade

Ele mantém o plano de inaugurar o radar até maio de 2017, quando deve ser aberto o Centro de Monitoramento e Alerta do Estado, reunindo sistemas de informação de todas as regiões para ajudar a prevenir e dar respostas rápidas aos eventos climáticos.

Abertura de envelopes para instalação do radar do Oeste é adiada

Equipe procura local no Oeste do Estado para instalar radar meteorológico

Segundo radar meteorológico de SC será instalado no Oeste, confirma governo