1 – Justiça determina demolição de beach clubs em Jurerê Internacional
Continua depois da publicidade
A Justiça Federal em SC chegou nesta segunda-feira à primeira decisão sobre os beach clubs em Jurerê Internacional, em Florianópolis. O juiz Marcelo Krás Borges determinou a demolição e retirada dos entulhos de parte dos bares que estariam em área de preservação permanente, além da recuperação da área com vegetação de restinga, sob pena de R$ 100 mil de multa por dia. Por meio de sua assessoria de imprensa, o advogado Rafael de Assis Horn, representante do Jurerê Open Shopping, que é proprietário dos beach clubs de Jurerê Internacional, afirma que ainda não foi intimado da sentença, mas que entrará com recurso no Tribunal Regional Federal da 4ª Região.
2 – Jucá será exonerado nesta terça-feira para reassumir mandato no Senado
Apesar de o ex-ministro do Planejamento, Romero Jucá, anunciar que vai se licenciar da pasta para aguardar uma manifestação da Procuradoria-geral da República (PGR) sobre a conversa que teve com o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, ele será exonerado do cargo para reassumir o mandato no Senado. A portaria com a exoneração será publicada nesta terça-feira. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, em conversa com Machado, Jucá sugere um “pacto” para tentar barrar a Operação Lava-Jato. O senador nega essa intenção.

3 – Catarinenses entram em campo pela Série B do Brasileirão
Continua depois da publicidade
A terça-feira é de rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, com dois catarinenses entrando em campo. As duas partidas começam às 21h30min, com o Luverdense (MT) recebendo o Avaí e o Criciúma enfrentando o Goiás no Heriberto Hülse, no Sul de SC. O Joinville joga apenas na quarta-feira.
4 – Senado votará a nova meta fiscal nesta terça-feira
O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou que vai antecipar a sessão conjunta da Câmara e do Senado, destinada à apreciação de vetos e da nova meta fiscal, para as 11h desta terça-feira. De acordo com ele, a aprovação da meta “não é interesse do governo, é interesse nacional”.

5 – Projeto de lei que proíbe o surfe durante a pesca da tainha em praias de Floripa é aprovado
Foi aprovado em primeira votação o projeto de lei que proíbe o surfe nas praias Brava e Morro das Pedras, em Florianópolis, durante a safra da tainha. O documento, no entanto, gerou bastante discussão na Câmara de Vereadores na tarde desta segunda-feira e só foi aceito depois de algumas emendas. Além da proibição, a lei prevê que em todas as praias da Capital — com exceção da Mole e Joaquina, onde o surfe é permitido neste período — será usado o sistema de bandeiras, inclusive na Brava e Morro das Pedras.
Continua depois da publicidade