A Justiça aceitou nove das 36 denúncias do Ministério Público Federal (MPF) contra investigados na Operação Lava-Jato. Entre os acusados estão empresários, o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.

Continua depois da publicidade

Como a Petrobras se transformou na galinha dos ovos de ouro nacional

Por que a Operação Lava-Jato deve mudar o Brasil para melhor

Esta é a primeira ação penal aberta contra o cartel de empresas que teria desviado recursos da estatal. Os acusados deverão responder por lavagem de dinheiro mediante negócios simulados, organização criminosa e uso de documentos falsos. A decisão foi do juiz Sérgio Moro.

Confira as últimas notícias sobre a Operação Lava-Jato

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias de Zero Hora

A Justiça aceitou as denúncias contra os executivos da Engevix Engenharia, onde a força tarefa da Operação Lava-Jato encontrou o “mapa do bingo” – modelo adotado pelas maiores empreiteiras do país para conquistar contratos bilionários e fraudar licitações da Petrobras.

Entre os acusados neste processo estão o empresário Gerson de Mello Almada, vice presidente da empresa, dois diretores técnicos da Engevix, Carlos Eduardo Strauch Albero e Newton Prado Junior, e o executivo Luiz Roberto Pereira. A Procuradoria da República constatou fraude no contrato celebrado pela Engevix Engenharia para obras referentes à Refinaria Gabriel Passos (Regap). Também são acusados o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor de Abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto Costa.

Leia as últimas notícias sobre a Operação Lava-Jato

* Zero Hora, com agências