O trabalho dos agentes de combate a endemias da Secretaria da Saúde de Joinville já encontrou 28 focos do mosquito Aedes aegypti neste ano na cidade. A maioria deles nos bairros Itaum e Boa Vista, com seis focos cada. Na sequência vem a Zona Industrial Norte, com quatro focos, Floresta, Pirabeiraba, São Marcos e João Costa com dois, além de Glória, Nova Brasília e Rio Bonito, com um foco cada.

Continua depois da publicidade

Confira notícias de Joinville e região.

Coordenados pela Vigilância Ambiental, as equipes têm feito uma varredura por todos os bairros da cidade, identificando possíveis criadouros, conscientizando e orientando a população de como eliminá-los. Nesta semana, uma força-tarefa em parceria com o Exército percorreu os cemitérios públicos para eliminar recipientes que possam represar água parada.

Na próxima segunda-feira, tem início o segundo ciclo de visitas nos bairros Itaum e Floresta, que eram consideradas áreas infestadas pelo mosquito. A ação será nos mesmos moldes do primeiro ciclo, realizado em janeiro, e que fez uma varredura em cerca de 2,2 mil domicílios nos dois bairros.

Continua depois da publicidade

A concentração será às 8 horas, nos fundos da Fundação Municipal Albano Schmidt (Fundamas), no bairro Itaum. Os agentes de combate a endemias da Prefeitura terão o apoio de Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Bombeiros Voluntários, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Subprefeitura Sul e Sudeste, Defesa Civil e da empresa Ambiental. As equipes percorrerão a partir de segunda até sexta-feira (26) todos os domicílios na área infestada. A ação ocorrerá das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.