O secretário de Estado americano, John Kerry, desembarcou nesta segunda-feira em Bagdá para apoiar o país ante o avanço dos insurgents. Ele participará de uma reunião com o primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, durante a viagem surpresa ao país.
Continua depois da publicidade
Leia todas as últimas notícias de Zero Hora
Leia todas as notícias sobre os confrontos no Iraque
O encontro com Maliki é o primeiro de vários que Kerry pretende ter com os representantes iraquianos, sobre a situação polícia e religiosa do país. O confronto é com os insurgentes sunitas e sua ofensiva, que já assumiu o controle de importantes áreas do país e cinco províncias.
De acordo com o porta-voz de Maliki, até o início da ofensiva, em 9 de junho, os rebeldes mataram “centenas” de soldados iraquianos:
Continua depois da publicidade
– Centenas de soldados foram decapitados e enforcados em Saldino, Nínive, Diyala, Kirkuk e nas zonas nas quais estão os terroristas do Estado Sunita Militante no Iraque e o Levante (EIIL) – disse Qassem Atta.
Hilla
Na cidade de Hilla, ao sul de Bagdá, o ataque a um comboio matou ao menos 69 detentos nesta segunda-feira, segundo anunciaram autoridades. Um policial e outros oito rebeldes armados também morreram nos confrontos após o ataque, de acordo com policiais e médicos da localidade de Hashimiyah, na província de Babil. As autoridades não revelaram como foi o ataque.
Esta foi a segunda vez que um grande número de prisioneiros morre em ataque desde o início da ofensiva, quando os insurgetens assumiram o controle de grandes partes das províncias. Pelo menos 44 homens morreram em um ataque dos rebeldes contra uma penitenciária, na cidade de Baaquba , na última semana.
O porta-voz para questões de segurança de Maliki afirmou que os insurgentes mataram os prisioneiros. Porém, outras fontes oficiais afirmaram que as forças de segurança abriram fogo contra os presos que tentavam fugir.
Continua depois da publicidade
Tal Afar
Os insurgentes tomaram a cidade de Tal Afar, no norte do Iraque, que é de maioria sunita. Foram vários dias de intensos comabtes, anunciaram as autoridades e testemunhas.
– A localidade de Tal Afar e seu aeroporto estão completamente tomados, sob controle dos militantes – afiramtes as fontes da administração, enquanto grande parte dos moradores fogem da região.