Os Estados Unidos estão preparados para enviar 300 assessores militares para estudar como ajudar as forças iraquianas a combater o avanço dos jihadistas do Estado Islâmico no Iraque e no Levante (EIIL), anunciou o presidente Barack Obama em comunicado à imprensa nesta quinta-feira
Continua depois da publicidade
Leia todas as notícias de Zero Hora
Obama afirmou que o Washington está pronto para adotar uma ação dirigida e com objetivo militar concreto no Iraque, se necessário, e que o secretário de Estado americano John Kerry viajará ao Oriente Médio para discutir a situação no Iraque.
Falando à imprensa, o presidente também pediu aos dirigentes iraquianos que incluam todas as comunidades de todas as confissões que integram o país.
Continua depois da publicidade
“Irã deve enviar mensagem contra o sectarismo ao Iraque”
Obama aproveitou para pedir ao Irã, de maioria xiita, que envie uma mensagem contra o conflito religioso ao Iraque, que atualmente está enfrentando uma ofensiva de jihadistas sunitas.
“O Irã pode ter um papel construtivo se enviar a mesma mensagem que nós ao governo do Iraque: que os iraquianos podem viver juntos” se houve uma integração das comunidades sunitas, xiitas e curdas, afirmou o presidente
– Se o Irã intervir militarmente apenas em nome dos xiitas (…) a situação provavelmente piorará.
Continua depois da publicidade
O presidente também pediu aos dirigentes iraquianos que incluam todas as comunidades de todas as confissões que integram o país.