O evento Aventura pelos Mares do Mundo, em Itajaí, vai começar a tomar corpo com a montagem da estrutura física da Vila da Aventura no último mês antes do evento, outubro. Mas as redes hoteleira e gastronômica da cidade já se preparam para receber os competidores e organizadores franceses, além de turistas de todo o mundo.
Continua depois da publicidade
Neste domingo o cronômetro da Vila da Aventura, que na Volvo Ocean Race se chamou Vila da Regata, passa a marcar que faltam 90 dias para o evento. Mas a cidade está longe de entrar no clima de reta final. O secretário executivo do comitê organizador, João Luiz Demantova, explica que faltando 30 dias para o evento é que devem começar a ser montados os contêineres na Vila da Aventura e o flutuante que vai servir de atracadouro para as embarcações.
Mesmo a estrutura física não estando visível, a classe empresarial está correndo atrás para bem recepcionar os visitantes que surgirão junto com a antiga Marejada, o Festival de Música e, especialmente, a regata Jacques Vabre.
Alguns restaurantes da Avenida Beira-Rio pensam em ampliar o horário de atendimento à noite. Hélio Joaquim Vieira, dono de uma churrascaria, sabe que as carnes estão entre os pratos favoritos dos “gringos”.
Continua depois da publicidade
– Nós somos a única churrascaria daqui eu tem costela fogo de chão, que é muito típico e os estrangeiros adoram – comenta o empresário, que pode estender o funcionamento da churrascaria madrugada a dentro.
Outro restaurante, desta vez de comida italiana, não terá condições de permanecer aberto até mais tarde em função da carência de mão de obra. O diferencial, no entanto, será o atendimento.
A recém contratada Daiane Cardoso, 21 anos, concentra além da experiência de estágio em um renomado restaurante francês, a fluência no idioma. Ela é a única funcionária do restaurante localizado bem em frente a Vila da Aventura que fala francês, por isso deve ser a salvação para atender os turistas.
Continua depois da publicidade
– Fiquei 10 meses lá e voltei há cinco meses, mas tenho praticado bastante e temos atendidos haitianos também – explica.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajaí, Hamilton Sedrez, informou que o comércio, por outro lado, ainda não estudou como vai se preparar para o evento. A possibilidade de horários diferenciados deve ser discutida, segundo ele.
Além disso, Sedrez vê a necessidade de se criar um comércio específico para o evento. Ele entende que restaurantes, lojas de souvenires devem ampliar o horário, assim como deve-se expandir o espaço para a venda de artesanatos, hoje restrito a um contêiner no início da Hercílio Luz, no caso do Centro.
Continua depois da publicidade
– É importante o comércio estar presente nesses eventos e o turista de regata quer levar uma lembrança na região, não é o consumidor comum.
Ação de flanelinhas
A presença dos flanelinhas na Beira-Rio é apontada por Hélio Vieira como um problema que deve ser resolvido antes do evento. Eles são constantes na avenida e exigem pagamento de quem estaciona o carro no local.
O Ministério Público já se reuniu com a secretaria de Segurança em relação a isso e chegou a sugerir a cobrança de zona azul na região para inibir a ação. De todo modo, o promotor Fernando Comin discute com o município saídas para definir a situação sem deixar que as partes sejam negligenciadas.
Continua depois da publicidade
Por dentro da aventura
A Aventura pelos Mares do Mundo é um evento criado pelo município para reunir em uma mesma data três programações de peso: a regata Jacques Vabre, a Marejada e o Festival de Música. A ideia foi criar atrativos para o visitante além da regata, para isso a Marejada que tradicionalmente ocorria em outubro foi transferida e deixou de ser uma festa portuguesa.
Com a alteração, neste ano o foco do evento cultural será a gastronomia, com cinco pavilhões: Boteco Brasileiro, Bistrô Francês, Tasca Portuguesa, Tapas Espanholas e Cantina Italiana. Os espaços terão ambientes cenográficos personalizados para cada nacionalidade, reforçando o clima tradicional do local. No píer, um restaurante internacional servirá refeições mais elaborados.
O Festival de Música terá abertura com show de Lenine no dia 16 de novembro. O grupo Monobloco também está confirmado como uma das atrações da festividade, que contará também com oficinas.
Continua depois da publicidade
A Transat Jacques Vabre é uma tradicional regata transatlântica que tem como ponto de partida Le Havre, principal cidade importadora de café na França e de forte tradição marítima. Neste ano, Itajaí será o destino final da aventura, que terá o mais longo percurso da história, cerca de 10 mil quilômetros.