Vela, arte, música e gastronomia serão as atrações principais da Aventura pelos Mares do Mundo, apresentada oficialmente na quarta-feira em Itajaí. O evento, que substitui a Marejada, promete levar moradores e turistas a uma viagem do Atlântico ao Mediterrâneo, recheada de sabores e sensações. Ontem, a 150 dias do início da programação, a contagem regressiva passou a funcionar em um outdoor instalado junto ao Centreventos.
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A Aventura inclui a regata francesa Jacques Vabre, o Festival de Música de Itajaí, festival gastronômico, uma feira mundial de negócios e a partida da Família Schürmann para a Expedição Oriente – que tem o traçado inspirada na rota usada pelos chineses para dar a volta ao mundo. Tudo embalado na sustentabilidade, que estará presente em projetos de educação ambiental, redução de desperdícios e compensação das emissões de CO2, executados antes, durante e depois do evento.
– É uma evolução das festas de outubro. Itajaí é hoje a cidade mais preparada para receber eventos internacionais no Estado, e com o diferencial de serem eventos sustentáveis – disse o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen (PSD).
A Vila da Regata ganhará nova identidade durante a Aventura pelos Mares do Mundo, com uma cidade cenográfica montada com réplicas de fachadas de construções italianas, portuguesas, espanholas e francesas. A gastronomia da festa também promete passar por todos esses destinos.
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Integração
A expectativa é que, a exemplo da Volvo Ocean Race, as Aventuras pelos Mares do Mundo também tragam retorno econômico a Itajaí através da visibilidade. Amílcar Gazaniga, organizador do evento, diz que a ideia é beneficiar a toda a região:
– O rio nos une, não nos separa. O mar nos integra, não nos dissocia – disse.
O anúncio oficial contou com a assinatura de contrato para a dragagem do Saco da Fazenda, que receberá os veleiros da Jacques Vabre. O investimento, feito pelo Complexo Portuário, é de R$ 3,5 milhões. O Governo do Estado vai arcar com os direitos da regata e recursos para divulgação de SC na França, num total de 400 mil euros – o equivalente a R$ 1,2 milhão.