Sob vento forte e chuva intensa, as imagens do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores desceram na noite deste sábado da Capela Menino de Deus, nos altos do Imperial Hospital de Caridade, em Florianópolis. Uma multidão de fiéis seguiu pelas ruas do Centro da cidade, protegidos por capas e guarda-chuvas, em direção à Catedral Metropolitana. O trânsito foi alterado. Guarda Municipal e Polícia Militar auxiliaram os motoristas. Não houve incidentes.

Continua depois da publicidade

Ao longo do trajeto houve várias paradas para que populares também pudessem carregá-las. De acordo com cálculos da Polícia Militar, 20 mil pessoas acompanharam o ato religioso. Por volta das 20h30min, sinos anunciaram a chegada das imagens que foram conduzidas por membros da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos.

A Catedral estava completamente lotada quando chegou a imagem do Senhor Jesus dos Passos. A imagem do Senhor Jesus dos Passos foi colocada do lado esquerdo do altar principal. Em seguida, a imagem da Nossa Senhora das Dores chegou e ocupou o lado direito do altar. Houve aplausos intensos. Muitos aproveitaram para pagar promessas e fazer pedidos. Crianças e adultos vestiam trajes semelhantes aos das imagens.

Foto: Alvarélio Kurossu / Agência RBS

Continua depois da publicidade

A chuva intensa encharcou as roupas das imagens e em atos de fé, as pessoas que esperavam pela transladação, jogaram lenços e toalhas de rosto para secá-las.

Uma hora depois da chegada das imagens, por volta das 21h30min, fiéis permaneciam em fila do lado de fora da Catedral para se aproximar das imagens. A chuva havia diminuído.

::: Irmandade busca juventude cristã para manter viva tradição

::: Lavação da imagem do Senhor dos Passos à maior manifestação religiosa de Santa Catarina

::: Confira todas as notícias da Procissão do Senhor dos Passsos

Tradicionalmente a Procissão de Transladação das imagens ocorre no sábado. Manoel Timóteo, o Maneca, integrante da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos lembrou que há muitos anos não chovia como neste primeiro sábado de outono. No final dos anos de 1960, houve uma chuva tão intensa no dia do ritual que o desembargador João Medeiros, que era provedor da Irmandade na época, transferiu a transladação para segunda-feira. Como o grande defirencial do ritual é a participação de populares, o prefeito da época decretou feriado municipal.

Continua depois da publicidade

As imagens de Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores “dormem” na Catedral na noite deste sábado.Às 16h de domingo, ocorrerá a procissão. Um dos momentos mais emocionantes é o encontro das imagens, no lado de fora da Catedral Metropolitana. Um celebrante faz o sermão destacando a dor de Nossa Senhora ao ver o filho carregando a cruz em seu calvário, Na sequência ocorre o retorno das imagens à Capela Menino Deus.

Domingo – 16h

Procissão do encontro das imagens e retorno à Capela Menino Deus.