Cerca de 25 crianças de até seis anos lavaram a imagem do Nosso Senhor Jesus dos Passos ao som de rezas e cânticos no início desta quinta-feira, 19, na Capela Menino Deus, ao lado do Hospital de Caridade, no Centro de Florianópolis.

Continua depois da publicidade

O ritual, conhecido por preparar a escultura do santo para a saída às ruas, começou pontualmente às 7h.

Acompanhados pelos familiares, os pequenos inauguraram a programação da maior festividade religiosa do Estado de Santa Catarina, que segue tradicionalmente com missas e procissões até domingo, 22, no período católico da Quaresma.

Leia mais:

Continua depois da publicidade

::: Menina mantém tradição no ritual de lavagem da imagem do Nosso Senhor dos

Passos

::: Contagem regressiva para a procissão do Senhor Jesus dos Passos em Florianópolis

A lavação é realizada 15 dias antes da sexta-feira Santa de Páscoa. Depois, adultos ajudam a secá-la. A água utilizada na cerimônia é misturada com água benta e distribuída aos fiéis presentes.

Rita Peruchi, coordenadora da procissão de Nosso Senhor dos Passos, compara o momento realizado nesta quinta-feira, 19, a um banho tomado antes de sair de casa:

– Trata-se de um preparativo para os próximos dias. A lavação representa inocência, pureza e falta de pecado de Jesus – explica.

Continua depois da publicidade

Visivelmente emocionada, Maria da Glória Feijó dos Passos, 61 anos, conta que participa do evento desde os sete anos, quando era ela quem ajudava a lavar a imagem.

– Aproveitei o feriado em São José e vim bem cedo prestigiar por mais um ano. É um momento muito lindo de preparação para a Páscoa – diz a fiel, que faz parte da Irmandade que ajuda a organizar o evento há 249 anos.

Marlise Tenfen de Melo, 36, também moradora do município vizinho à Florianópolis, trouxe a filha Luísa, de cinco anos, para participar da lavação da imagem de Nosso Senhor dos Passos pela primeira vez.

Continua depois da publicidade

– Temos muita e gostamos de prestigiar a tradição. Trouxe a Luísa para apresentar a ela esse momento tão bonito – conta a mãe, que tem o olhar de aprovação da menina.

Programação segue até domingo

Quem não pôde comparecer à lavação da imagem de Senhor dos Passos, terá outras oportunidades de participar do evento, que segue até o próximo domingo, 22. A partir desta quinta-feira, acontecem celebrações diárias às 9h e às 19h na Capela Menino Deus, ao lado do Hospital de Caridade – são as famosas Missas do Tríduo.

Já a procissão será realizada nos dias 21 e 22 de março, neste sábado e domingo, dias em que o símbolo religioso é carregado da capela até a Catedral de Florianópolis e, no dia seguinte, levado de volta para o local de origem.

Continua depois da publicidade

Em 2015, quando a manifestação religiosa completa 249 anos, a coordenação do evento religioso espera ultrapassar a marca de 50 mil fiéis do ano passado.

Veja a programação completa da Procissão do Senhor dos Passos

21/03, Sábado

7h30min: Missa e Procissão do Carregador

18h: Missa em honra do Senhor Jesus dos Passos

20h: Transladação das imagens do Senhor Jesus dos Passos e de Nossa Senhora das Dores da Capela Menino Deus para a Catedral Metropolitana

22/03, Domingo

9h30min: Missa na Catedral Metropolitana com a participação da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos. Celebrante: Dom Wilson Jönck, arcebispo Metropolitano de Florianópolis

Continua depois da publicidade

16h: Procissão do Encontro das imagens do Senhor Jesus dos Passos com a de Nossa Senhora das Dores e Sermão do Encontro. Pregador: Pe. Valmir Silvano

Fim de semana em Florianópolis será de celebrações. Foto: Guto Kuerten / Agência RBS

A imagem

A imagem do Senhor Jesus dos Passos representa a primeira queda a caminho do Calvário. Esculpida em tamanho natural, tem o joelho esquerdo apoiado no chão. As mãos seguram uma grossa cruz amparada no ombro esquerdo. No rosto, escorrem suor e sangue, provocados pela coroa de espinhos que prendem os longos cabelos naturais. Enquanto a túnica de tecido roxo é decorada com bordados dourados.

Imagem de Senhor Jesus dos Passos carrega mais de 200 anos de história. Foto: Guto Kuerten / Agência RBS

Continua depois da publicidade

Exposição de réplicas

Em 2015, há uma novidade. Os devotos podem apreciar réplicas fiéis à imagem original em 20 paróquias de Florianópolis na Ilha e no Continente.

As réplicas, produzidas no intuito de democratizar a devoção pelo Senhor Jesus dos Passos, estarão expostas nas paróquias da Prainha, Catedral Metropolitana de Florianópolis, Santo Antônio (Centro), Agronômica, Capelania da Polícia Militar, Trindade, Monte Verde, Cacupé, Santo Antônio de Lisboa, Canasvieiras, Ponta das Canas, Ingleses, Santinho, Lagoa da Conceição, Ribeirão da Ilha, Saco dos Limões, Estreito, Coqueiros, Capoeiras e Capela São Miguel, do bairro João Paulo.

Após a procissão, as réplicas serão recolhidas. Mas interessados podem visitar a imagem original, durante todo o ano, na Capela Menino Deus.

Continua depois da publicidade