Em 2015 a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos completa 250 anos. A procissão é apenas um ano mais nova, completará 249 edições quando for realizada neste final de semana. E a ideia dos membros da congregação criada para desenvolver o culto ao santo é atrair jovens de uma nova geração, que serão os responsáveis por manter viva a tradição de fé para os próximos 20, 30 anos.
Continua depois da publicidade
::: Lavação da imagem do Senhor dos Passos à maior manifestação religiosa de Santa Catarina
::: Confira todas as notícias da Procissão do Senhor dos Passsos
Continua depois da publicidade
As principais lideranças da entidade religiosa acionaram os membros mais jovens e têm concentrado esforços em incluir aqueles que vão dar continuidade ao trabalho. De acordo com o provedor em exercício da irmandade, Luiz Mário Machado, quase 90% dos 1,5 mil membros têm mais de 60 anos.
– Se Deus quiser, é a juventude que vai garantir que a procissão complete 500 anos – disse o provedor em exercício da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, Luiz Mário Machado, que tem 71 anos de idade.
Guilherme Pontes, de 27 anos, é funcionário do governo estadual e está trabalhando como voluntário nos esforços para aumentar a participação de fiéis mais jovens na cerimônia religiosa, tanto comparecendo no dia da caminhada que acompanha a imagem de Jesus, quanto na organização do ato.
Continua depois da publicidade
– Nesse ano a gente está fazendo uma campanha para ter 249 jovens que vão caminhar atrás da imagem – explica, em referência ao aniversário da procissão.
Para tanto, estão convidando no boca a boca amigos e colegas para integrarem a celebração religiosa. Na internet, o esforço é pelas redes sociais, em convocações com hashtag #vaitermuitosjovens. Uma página no Facebook também foi criada.
– Sempre tive curiosidade de conhecer o grande motivo da reunião de tantas pessoas por um motivo maior, agora vou estar lá presenciando tudo isso, todos os 12 passos que Jesus percorreu – disse Marcos Silva, de 25 anos, que vai participar da procissão pela primeira vez neste ano.
Continua depois da publicidade
:: Serviço
Sábado – 20h
Transladação da imagem do Senhor Jesus dos Passos e da Nossa Senhora das Dores da Capela Menino de Deus para a Catedral de Florianópolis.

Domingo – 16h
Procissão do encontro das imagens e retorno à Capela Menino Deus.

:: A irmandade e a procissão
A Irmandade do Senhor Jesus dos Passos foi fundada no dia 01 de janeiro de 1765, com o objetivo de desenvolver o culto e ser guardiã da imagem que, conta a história oficial, seguia para a cidade de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, quando em 1764 atracou em Santa Catarina e por aqui permaneceu. “Por uma vontade divina”, pregam os fiéis. Essa comunidade é hoje a mantenedora do Hospital de Caridade.
A procissão com a imagem, que é levada da capela ao lado do hospital até a Catedral de Florianópolis, no sábado, e retorna no dia seguinte para seu local de origem, começou a ser realizada em 1766. No ano passado, reuniu 40 mil pessoas e, neste ano, pretende reunir 60 mil, de acordo com os organizadores.
Continua depois da publicidade