Um porta-voz do Hamas negou nesta quinta-feira a existência de um acordo com Israel sobre um cessar-fogo, rejeitando assim a versão israelense de que se chegou a um consenso sobre uma trégua a partir de sexta-feira.

Continua depois da publicidade

Leia todas as notícias de Zero Hora

Leia todas as notícias de Mundo

Entenda a crise na Faixa de Gaza em dez pontos

Luiz Antônio Araújo: Kerry está na área

Continua depois da publicidade

-_ As notícias sobre um cessar-fogo são incorretas. Esforços estão sendo feitos, mas não há acordo até agora – disse o porta-voz do movimento islamita palestino, Sami Abu Zuhri.

Um pouco antes, uma fonte israelense havia adeclarado, sob anonimato, que os dois lados “alcançaram um acordo para um cessar-fogo a partir de sexta-feira às 6h (locais)”.

– Os contatos continuam, as conversações e reuniões prosseguem, esperamos chegar a um acordo para acabar com isto – disse o diretor da assessoria de comunicação do Hamas em Gaza, Ihab Ghoussein.

No Cairo, autoridades egípcias, que atuam como mediadoras, não se pronunciaram até o momento a respeito. O Hamas havia rejeitado na terça-feira a primeira iniciativa de cessar-fogo proposta pelo Egito e aceita por Israel.

Continua depois da publicidade

Desde o início do conflito em 8 de julho, 231 palestinos morreram nos bombardeios israelenses na Faixa de Gaza. Em Israel, um civil foi morto por um dos mais de 1,3 mil foguetes lançados pelos palestinos e pelo menos seis pessoas ficaram feridas.

*AFP