O Exército israelense vai interromper por cinco horas os bombardeios à Faixa de Gaza na quinta-feira, abrindo uma “janela humanitária” para permitir que os habitantes se abasteçam, de acordo com um comunicado divulgado na noite desta quarta.

Continua depois da publicidade

Leia todas as notícias de Zero Hora

Leia todas as notícias sobre Mundo

As Forças Armadas haviam indicado em um primeiro comunicado que a trégua teria duração de seis horas, mas corrigiram o documento, reduzindo o prazo para cinco horas.

O texto indica que o Tsahal (Forças Armadas) vai suspender suas atividades operacionais na Faixa de Gaza e interromper os disparos entre 10h e 15h locais (4h às 9h de Brasília), nesta quinta-feira.

Continua depois da publicidade

– Esta janela humanitária tem por objetivo permitir que a população civil da Faixa de Gaza se abasteça para suas necessidades humanitárias – acrescenta o comunicado.

Entenda a crise na Faixa de Gaza

Luiz Antônio Araújo: o que há de novo em Rafah

Um alerta também foi lançado indicando que o Exército vai responder com firmeza se o Hamas ou outras organizações terroristas explorarem esta janela humanitária.

O documento ainda esclarece que a trégua foi decidida depois de negociações com representantes da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Exército pretende retomar os ataques e pede aos moradores de várias áreas do norte do enclave palestino que não voltem para casa depois das 15h (9h de Brasília).

Continua depois da publicidade

* AFP