Os protestos contra o fechamento do site de compartilhamento de arquivos Megaupload.com chegaram ao Brasil. Portais do governo do Distrito Federal – como domínio df.gov.br – e da cantora Paula Fernandes (www.paulafernandes.com.br) foram hackeados pelo grupo Anonymous na madrugada de sábado.

Continua depois da publicidade

Enquanto permaneceu fora do ar, a página da cantora exibia a mensagem em inglês “If Megaupload is down…. You Are Down Too!!!” (Se o Megaupload caiu… Você também caiu) com a máscara do filme V de Vingança, tradicional marca do grupo.

Leia mais:

> Entenda os projetos de lei antipirataria dos Estados Unidos

> Senado dos EUA adia votação de projeto

Continua depois da publicidade

> Wikipedia interrompe acesso ao site em inglês por 24 horas

> Google não tira buscador do ar e faz protesto modesto

> Sites nacionais aderem a blackout na internet

O acesso à página online da cantora só foi restabelecido por volta das 11h30min da manhã. No entanto, por volta das 10h deste domingo, o site estava fora do ar. A assessoria de imprensa da artista informou que a cantora está de férias e que o site é hospedado no portal da gravadora Universal – que também foi invadido. Ao todo, os hackers do Anonymous informaram ter derrubado 114 portais brasileiros.

Sites em todo o mundo estão sendo hackeados por causa do fechamento do Megaupload e também porque o grupo é contra o projeto de lei americano Stop Online Piracy Act (Sopa). O projeto, do senador republicano Lamar Smith, do Texas, tinha como proposta apertar o cerco aos sites que compartilhavam “materiais pirateados”. Por causa da avalanche de protestos virtuais, Smith retirou o projeto da pauta do Congresso dos Estados Unidos na última sexta-feira.

Também para protestar, os sites Wikipédia e Craigslist tiraram seus conteúdos do ar na semana passada. O Facebook, o Google e a Amazon ameaçaram ficar fora do ar, mas não aderiram ao movimento. A ameaça, no entanto, também serviu de pressão para derrubar o projeto de lei.

Qual a proposta das novas leis americanas:

> Sites com suspeita de abrigar conteúdos que violam direitos autorais seriam removidos dos mecanismos de busca.

Continua depois da publicidade

> Sites que contêm links para sites que violam direitos autorais podem ser tirados do ar em processo sumário e sem notificação.

> O governo americano poderia suspender o DNS (mecanismo que direciona o internauta ao site desejado) e impedir o acesso a alguns sites americanos e estrangeiros.

> Toda a publicidade e sistema de pagamentos (como o PayPal) seria retirada de sites suspeitos de abrigar conteúdo ilegal.