O Senado americano adiou a votação prevista para a próxima terça-feira sobre a lei antipirataria na internet em estudo no congresso. O motivo foram as recentes medidas de protesto contra este projeto, informou nesta sexta-feira o chefe da maioria democrata do Senado, Harry Reid. Google e Wikipédia, entre outros, se pronunciaram contra a medida.

Continua depois da publicidade

– Não há razão para que as questões legitimamente levantadas por muitos neste projeto de lei não possam ser resolvidos.Fizemos bons avanços através de debates que realizamos nos últimos dias e sou otimista de que podemos assumir um compromisso nas próximas semanas – disse Reid.

O apoio do congresso americano à legislação – o Protect IP Act no Senado e a Stop Online Piracy Act (SOPA, em inglês) na Câmara de Representantes – foi se enfraquecendo devido aos protestos online que apontaram os projetos de lei como um perigo para a liberdade na internet.

O presidente da Câmara de Representantes, o republicano John Boehner, disse na quarta-feira que havia uma “falta de consenso neste ponto” na versão da Câmara do projeto de lei e que seria necessário continuar trabalhando na comissão.

Continua depois da publicidade