O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, descartou que a falha no sistema de transmissão de energia registrada mais cedo esteja relacionada com o aumento do consumo de energia nas últimas semanas, provocada pelo calor.

Continua depois da publicidade

::: Mande seu relato: sua casa ou empresa foi afetada pelo apagão desta terça?

– A falha no fornecimento de energia não tem nada a ver com estresse do sistema – disse Zimmermann durante entrevista coletiva na sede do Ministério de Minas e Energia, em Brasília. Ele não soube informar o que provocou o apagão.

Em nota, o ONS informou mais cedo que a falha que provocou o apagão foi registrada às 14h03 na rede de transmissão de energia que liga o Norte ao Sudeste, entre a cidade de Colinas (TO) e a região da Serra da Mesa (GO), e provocou a interrupção no fornecimento de cerca de 5 mil MW (megawatts). De acordo com o ONS, a energia começou a ser restabelecida 35 minutos depois.

Continua depois da publicidade

Apenas em Santa Catarina, cerca de 315 mil unidades consumidoras foram atingidas pelo colapso de energia. Por volta das 14h52min desta terça, o fornecimento começou a ser restabelecido no Estado