O governador Raimundo Colombo autorizou ontem o repasse dos pagamentos referentes aos meses de janeiro e fevereiro aos funcionários dos Centros de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) em Santa Catarina. O serviço em Blumenau está suspenso desde a última semana, quando os 18 internos foram transferidos para unidades de Florianópolis e Itajaí. A expectativa do Departamento de Administração Socioeducativa (Dease) é que o trabalho seja normalizado até a próxima semana.
Continua depois da publicidade
Veja também
::: Falta de pagamento força Casep de Blumenau a transferir internos
O diretor do Dease, Roberto Majus, afirmou que após a autorização do governador o pagamento está sendo analisado pelo setor financeiro da Secretaria de Justiça e Cidadania, que estuda a melhor maneira de fazer o repasse.
Continua depois da publicidade
– O pagamento será feito. Mas não sei dizer se vai demorar um dia ou dois – afirma Majus.
Entenda o caso
O serviço está suspenso em Blumenau pois a ONG que administra a unidade não recebeu o repasse e está sem condições de manter o atendimento – falta verba para comprar alimentos e garantir a segurança dos internos. Uma ação civil pública aberta pela Promotoria da Infância e Juventude de Blumenau solicita à Justiça que o repasse seja normalizado imediatamente.
A Casa de Semiliberdade (Casemi) de Blumenau também enfrenta o mesmo problema de repasse. Para contorná-lo a Justiça da Infância e da Juventude determinou na semana passada a saída provisória de 10 dias. Os quatro jovens trabalham e estudam e apenas dormem na casa localizada no bairro Água Verde.
Continua depois da publicidade