O governador Raimundo Colombo confirmou ontem a disposição de convocar policiais aposentados para voltar à ativa em Joinville. Também está nos planos da Secretaria de Segurança Pública a instalação de uma delegacia especializada para investigação de homicídios, semelhante à instalada em Florianópolis em 2008 — em 2015, foram registrados 110 homicídios em Joinville, recorde histórico da cidade antes mesmo do fim do ano.

Continua depois da publicidade

Os PMs convocados para retornar ao trabalho vão atuar nas centrais de monitoramento das câmeras de vigilância. Aos policiais civis, será repassado o trabalho administrativo.

Deputados do Norte reforçam pedido por mais segurança em Joinville

Colombo deve anunciar contratações na área de segurança em Joinville

Continua depois da publicidade

Ainda não está definido o número exato de convocados. Após longa conversa com o secretário César Grubba (Segurança Pública), ontem em Joinville, o promotor Ricardo Paladino se disse “animado” com as ações em preparação pelo governo do Estado para o setor, especialmente na investigação de homicídios.

Na semana passada, Paladino criticou a ausência de investimentos em Joinville na área de segurança. A cúpula da segurança do Estado esteve reunida na solenidade de inauguração da 3ª Companhia da PM, construída em frente ao Perini Business Park, na zona Norte da cidade. Essa base foi construída em parceria entre o Governo do Estado e o condomínio industrial.