O governador Raimundo Colombo faz anúncios nesta segunda-feira em Joinville na área de segurança pública, provavelmente na contratação de pessoal. Como os aprovados nos concursos da Polícia Civil e da Polícia Militar só serão chamados no ano que vem e ainda há o período de treinamento (quatro meses para civis, nove meses para PMs), a estratégia será reforçar o efetivo com temporários e convocação de policiais aposentados, por meio do Corpo Temporário de Inativos da Segurança Pública, o CTISP.
Continua depois da publicidade
Nos dois casos, os contratados ficam com o trabalho burocrático, liberando os efetivos para a investigação e policiamento externo.
O próprio governador já solicitou informações junto à Secretaria de Segurança Pública para se informar quantos policiais poderão ir ao trabalho nas ruas com a vinda dos temporários e aposentados. Na semana passada, o secretário César Grubba (Segurança Pública) – que estará presente hoje em Joinville com o governador para palestra na Acij – se reuniu com o grupo gestor para definir o número de contratados a ser anunciado hoje.
No prazo
Continua depois da publicidade
A base da PM construída pelo parque Perini em frente ao condomínio industrial está sendo entregue apenas quatro dias após o prometido: quando a pedra fundamental foi lançada, em abril, a promessa era inaugurar no dia 26 de novembro. Mas acabou ficando para 30 de novembro, provavelmente para encaixe na agenda do governador, confirmado para a solenidade.
O condomínio investiu R$ 1,2 milhão na construção, incluindo equipamentos e viaturas.