Em comunicado enviado nesta quinta-feira de manhã, o presidente da Comcap, Ronaldo Freire, informou que os serviços da companhia serão mantidos normalmente. Apesar das duas horas de atraso para o recolhimento de lixo, por causa da assembleia, os funcionários decidiram acatar a proposta feita pela empresa e o Ministério Público do Trabalho. Com isso, está suspensa a possibilidade de greve.

Continua depois da publicidade

O acordo prevê que uma comissão seja montada entre trabalhadores e representantes da Comcap para fazer um plano de incentivo à demissão de aposentados, que continuam trabalhando. Eles não largam os postos de trabalho com medo de perder a multa rescisória de 40% do valor do FGTS. Até setembro, a proposta deve ser avaliada pelo Conselho Gestor da Prefeitura.

Em queda de braço na terça-feira, quando deveria ter sido realizada a assembleia e foi cancelada pelo mau tempo, o diretor de formação política do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (Sintrasem), Alex Sandro Batista dos Santos, alegou que havia ganho de pelo menos R$ 20 milhões em três anos para a empresa caso houvesse a demissão incentivada, onde mesmo pedindo para sair, os funcionários aposentados ganhariam a multa rescisória. Já o diretor de operações da Comcap, Marius Bagnati, alegou o contrário: seria um gasto de R$ 42 milhões.

Em meio a esta indefinição, os funcionários resolveram acatar a proposta do governo. Alex Sandro não atendeu o celular nesta manhã para comentar sobre a mudança na decisão. Ninguém atende o telefone no Sintrasem.

Continua depois da publicidade