Várias cidades de Santa Catarina e do Brasil comemoraram os 193 anos da independência do país nesta segunda-feira de manhã. Em Santa Catarina, os Desfiles Cívicos de Sete de Setembro movimentaram pelo menos seis cidades do Estado.

Continua depois da publicidade

Florianópolis, Criciúma, Joinville, Chapecó, Jaraguá do Sul e Blumenau tiveram desfiles. Itajaí decidiu cancelar a comemoração como uma medida para cortar gastos e levou o vereador Márcio José Gonçalves, o Dedé, a apresentar um projeto para transformar a apresentação em um ato obrigatório por lei municipal.

Em Florianópolis, cinco mil pessoas entre autoridades e público assistiram ao desfile na Passarela Nego Quirido, na Baía Sul. Em frente à tribuna, uma bandeira do Brasil brandava e o carateca Douglas Brose, ouro no Pan-Americano de Toronto, acendo a pira. Exército, Marinha, Aeronáutica e Bombeiros participaram das comemorações.

Em Joinville, as fanfarras das 24 escolas públicas e particulares foram as que mais atraíram aplausos e manifestações das cerca de 15 mil pessoas que foram à avenida Beira-rio para assistir ao desfile. Dois pequenos protestos também foram notados, um pedindo a intervenção das Forças Armadas no país.

Continua depois da publicidade

Em Blumenau, além do patriotismo, o dia sete de Setembro foi de reinvindicações. Primeiro de índios Xokleng, depois de servidores públicos. Mas após os protestos, o som da banda do 23º Batalhão da PM tomou as rua XV de Novembro. Cerca de 10 mil pessoas assistiram aos desfiles.