A chuva deu uma trégua em Blumenau e o dia amanheceu encoberto pelas nuvens, mas ainda propício para o desfile de 7 de Setembro. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 10 mil pessoas assistiram às celebrações da Independência do Brasil na Rua XV de Novembro, marcadas por patriotismo, sorrisos e algumas reivindicações.
Continua depois da publicidade
::: Desfile Cívico de Sete de Setembro reúne 5 mil pessoas em Florianópolis
Com início às 9h30min em frente ao Teatro Carlos Gomes, os primeiros grupos a desfilarem não tinham fanfarra, mas voz. Índios Xokleng reivindicavam as demarcações de terra na reserva de José Boiteux. Aproximadamente 50 representantes das aldeias cruzaram a Rua XV de Novembro, entre eles crianças e jovens. Pediam também mais saúde e educação para os moradores que vivem às margens da barragem.
?
Continua depois da publicidade
Depois, foi a vez dos sindicalistas fazerem pedidos, entre eles o dos bancários, das indústrias têxteis e dos servidores públicos. O Fórum dos Trabalhadores de Blumenau tinha o lema: nenhum direito a menos e avançar nas conquistas. Já o Grito dos Excluídos denunciava os diversos tipos de exclusões do Brasil.
Quando as vozes cessaram, o som da banda do 23º Batalhão de Infantaria tomou a rua. Foi seguido pelos policiais do 10º Batalhão de Polícia Militar, das escolas de Blumenau, representadas musicalmente pelas fanfarras, do Corpo de Bombeiros, do Exército, da Guarda de Trânsito, dos Grupos de Escoteiros, do Samu, do Clube dos Opalas e do Omega, da Banda Municipal, entre outros.
O desfile terminou por volta das 11h. No fim, algumas pessoas levavam faixas pedindo intervenção militar constitucional, vestidas de branco, verde e amarelo.
Continua depois da publicidade
Para a blumenauense Ingrid Reiter, que levou a filha, Maira, e o neto Johann ao desfile, os brasileiros não podem perder a oportunidade de assistirem e celebrarem o 7 de Setembro:
– Pra mim a parte mais emocionante é quando o Exército toca o Hino da Independência: “Já podeis, da Pátria filhos, ver contente a mãe gentil”. Embora muitos nem saibam cantá-lo é sempre muito bom ouvi-lo e ver tanto patriotismo.
Assista os vídeos do desfile no Instagram do @santa.com.br