Autoridades paquistanesas encerraram a destruição do complexo residencial onde viveu durante anos o ex-líder da al-Qaeda, Osama bin Laden, antes de ser morto por tropas americanas em maio de 2011 em Abbottabad, no Paquistão.
Continua depois da publicidade
Os trabalhadores iniciaram o processo de demolição da mansão de três andares na noite de sábado e encerraram o serviço antes do amanhecer desta segunda-feira. Um fotógrafo da Associated Press disse que apenas algumas cercas do complexo residencial seguem de pé.
Forças armadas dos Estados Unidos invadiram o local no dia 2 de maio do ano passado e executaram Bin Laden, cujo corpo teria sido jogado no mar. O motivo pelo qual as autoridades decidiram derrubar a moradia ainda são vagos, e o ponto recebeu uma indesejada notoriedade ao povoado, além de receber diversos turistas.
Continua depois da publicidade
Entenda como ocorreu a morte e os desdobramentos:
O presidente americano Barack Obama anunciou, na noite de domingo (madrugada de segunda-feira, no horário de Brasília), ao vivo em cadeia nacional a morte de Osama bin Laden. O fato ocorreu após operação de forças militares americanas no Paquistão, em uma mansão da cidade de Abbottabad, ao norte de Islamabad, a capital do país.
Em discurso oficial, Obama disse que “foi feita justiça” no ato americano, o qual era prioridade número 1 do país. Já o ex-presidente George W. Bush comemorou a “vitória” dos Estados Unidos. Após a disseminação da informação, milhares de cidadãos de Nova York e Washington foram ao Marco Zero de 11 de Setembro e à Casa Branca, respectivamente, para demonstrar apoio à medida tomada pelo governo.
Continua depois da publicidade