O corpo do líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, teria sido sepultado em alto-mar, diz a imprensa americana. Segundo o jornal The Guardian, informações preliminares divulgadas por um oficial do governo dos Estados Unidos davam conta de que o enterro seguiria as tradições muçulmanas, o que envolveria um um ritual de lavar, enrolar e enterrar o corpo em cerca de 24 horas.

Continua depois da publicidade

Mais tarde, redes CNN, MSNBC e Fox afirmaram que um oficial americano confirmou que o corpo de Bin Laden foi jogado ao mar, sem dar maiores detalhes.

Jogar o corpo de Bin Laden no mar garantiria que seu local de repouso final não se tornasse um templo para peregrinação de seus seguidores, publicou o New York Times. Além disso as tradições islâmicas requerem que o corpo seja enterrado o mais rápido possível, evitando o embalsamento para não perturbar o corpo do falecido.

O coordenador da comunidade muçulmana no Rio Grande do Sul, Ahman Ali, explica que jogar corpos ao mar não é uma tradição islâmica. A cerimônia fúnebre segue um ritual específico.

Continua depois da publicidade

– O corpo deve ser lavado e depois enrolado em um pano branco. Um sábio ainda deve ler a Surata (um versículo do Alcorão) para depois o corpo ser enterrado. É um ritual respeitoso – completa.

Ali ainda frisa que o rito é o mesmo para todo e qualquer cidadão muçulmano.

– Quando a pessoa morre, tudo que ela fez morre junto. Quem vai julgar é Deus – comenta.

Segundo Mahmud Azab, porta-voz do centro Al-Azhar, alta autoridade intelectual do islã sunita, afirmou que o islã é totalmente contra jogar corpos no mar.

– O islã não aceita a imersão no mar, apenas o enterro, salvo quando é inevitável, como ocorre com as vítimas de um naufrágio, por exemplo – explicou.

Continua depois da publicidade

Entenda como ocorreu a morte e os desdobramentos:

O presidente americano Barack Obama anunciou, na noite de domingo (madrugada de segunda-feira, no horário de Brasília), ao vivo em cadeia nacional a morte de Osama bin Laden. O fato ocorreu após operação de forças militares americanas no Paquistão, em uma mansão da cidade de Abbottabad, ao norte de Islamabad, a capital do país.

Em discurso oficial, Obama disse que “foi feita justiça” no ato americano, o qual era prioridade número 1 do país. Já o ex-presidente George W. Bush comemorou a “vitória” dos Estados Unidos. Após a disseminação da informação, milhares de cidadãos de Nova York e Washington foram ao Marco Zero de 11 de Setembro e à Casa Branca, respectivamente, para demonstrar apoio à medida tomada pelo governo.

O departamento de Defesa dos EUA divulgou nota alertando aos americanos que estão no exterior para o potencial aumento da violência contra o país. Já a Otan confirmou que irá continuar com a missão de paz no Afeganistão mesmo com a morte do principal líder da Al-Qaeda.

Continua depois da publicidade

Segundo a imprensa americana, o corpo do terrorista teria sido jogado ao mar. Apesar de, inicialmente, um oficial do governo ter divulgado que o sepultamento seguiria rituais islâmicos, o que envolveria lavar e enrolar o corpo em um pano branco antes de enterrá-lo. O filho de Bin Laden também acabou morto durante os ataques.