O presidente americano Barack Obama anunciou, na noite de domingo (madrugada de segunda-feira, no horário de Brasília), ao vivo em cadeia nacional a morte de Osama bin Laden. Segundo ele, “a justiça foi feita”.
Continua depois da publicidade
– Essa noite, posso informar ao povo americano e ao mundo que os Estados Unidos conduziram uma operação que matou Osama bin Laden, o líder da Al-Qaeda, o terrorista que foi responsável pela morte de milhares de homens, mulheres e crianças inocentes – afirmou Obama.
Obama disse que os EUA mataram o líder da al-Qaeda, neste domingo, numa operação de comandos americanos no Paquistão.
Ele disse ainda que a cooperação com o Paquistão ajudou os Estados Unidos a localizar Bin Laden e alertou que a Al-Qaeda tentará outros ataques contra os Estados Unidos.
Continua depois da publicidade
– Um pequeno grupo de americanos conduziu a operação com uma coragem e uma capacidade extraordinárias. Nenhum americano foi ferido. Eles tomaram a precaução de evitar vítimas civis – disse
O presidente americano Barack Obama anunciou, na noite de domingo (madrugada de segunda-feira, no horário de Brasília), ao vivo em cadeia nacional a morte de Osama bin Laden. O fato ocorreu após operação de forças militares americanas no Paquistão, em uma mansão da cidade de Abbottabad, ao norte de Islamabad, a capital do país.
Em discurso oficial, Obama disse que “foi feita justiça” no ato americano, o qual era prioridade número 1 do país. Já o ex-presidente George W. Bush comemorou a “vitória” dos Estados Unidos. Após a disseminação da informação, milhares de cidadãos de Nova York e Washington foram ao Marco Zero de 11 de Setembro e à Casa Branca, respectivamente, para demonstrar apoio à medida tomada pelo governo.
Continua depois da publicidade
O departamento de Defesa dos EUA divulgou nota alertando aos americanos que estão no exterior para o potencial aumento da violência contra o país. Já a Otan confirmou que irá continuar com a missão de paz no Afeganistão mesmo com a morte do principal líder da Al-Qaeda.
Segundo a imprensa americana, o corpo do terrorista teria sido jogado ao mar. Apesar de, inicialmente, um oficial do governo ter divulgado que o sepultamento seguiria rituais islâmicos, o que envolveria lavar e enrolar o corpo em um pano branco antes de enterrá-lo. O filho de Bin Laden também acabou mortodurante os ataques.