Trabalhadores das empresas de transporte coletivo e representantes do sindicato da categoria (Sindetranscol) decidiram cruzar os braços e afirmaram que não vão trabalhar no fim de semana e na segunda-feira de manhã em Blumenau. Reunidos em frente a prefeitura, eles garantiram que o transporte coletivo será suspenso nesse período em forma de greve pelo atraso do pagamento do 13º salário. As três empresas que formam o Consórcio SigaRodovel, Verde Vale e Glória – ainda não depositaram o valor aos colaboradores.

Continua depois da publicidade

– Sábado e domingo não haverá transporte coletivo. Na segunda-feira, haverá uma assembleia às 10h com os trabalhadores para sabermos quais serão os próximos passos – afirmou o presidente do Sindetranscol, Ari Germer.

::: Decisão de tirar os ônibus de circulação em Blumenau partiu das empresas, afirma sindicato

::: “Blumenau não merece e nem pode continuar vivendo com essas incertezas”, afirma Napoleão sobre o transporte

De acordo com Germer, apenas a empresa Rodovel apresentou proposta para pagar os funcionários:

Continua depois da publicidade

– Eles sugeriram fazer um parcelamento do 13º salário até março mas não foi aceita a proposta. É um absurdo. Estamos tentando mostrar para cidade o descaso que está ocorrendo com o transporte público: ônibus sucateados, superlotação, trabalhadores sem receber direitos trabalhistas.

A reunião começou às 16h e por volta das 16h50min os trabalhadores seguiram pelas Ruas 7 de Setembro, Padre Jacobs e XV de Novembro. Desde às 10h desta sexta-feira os ônibus pararam de circular nas ruas da cidade, inviabilizando o protesto marcado pelo sindicato na quinta-feira.

De acordo com o assessor jurídico do sindicato da categoria, o Sindetranscol, Léo Bittencourt, a decisão de recolher os veículos foi tomada pelas próprias empresas. Os terminais urbanos ficaram vazios e usuários de ônibus lotaram os pontos de táxi.