Fiéis de todo o Vale do Itajaí e até de Curitiba, no Paraná, acompanharam o rito de posse e primeira missa comandada pelo novo bispo da Diocese de Blumenau, Dom Rafael Biernarski, na manhã deste sábado. A cerimônia, que ocorreu na Catedral São Paulo Apóstolo, no Centro de Blumenau, começou por volta das 9h30min e terminou cerca de duas horas e meia depois.
Continua depois da publicidade
Ansiosos pela entrada do novo bispo, homens, mulheres, jovens e crianças procuravam não o melhor lugar, mas apenas um lugar em meio a centenas de pessoas, máquinas fotográficas, celulares e faixas de boas-vindas. Isso porque às 9h todos os bancos, exceto os reservados para as autoridades, já estavam ocupados e, ao soar dos sinos, já não era mais possível ver o chão dos corredores laterais, que também foram ocupados pelos fiéis.
::: O que esperar de Dom Rafael Biernaski, novo bispo da Diocese de Blumenau
A aposentada Benta de Borba que o diga. Ela e a amiga, Laura Desolli, ambas de 79 anos, conseguiram um espaço entre os bancos e o corredor central. O esforço de ficar em pé, apesar da idade, fora ignorado perante a vontade de saudar Dom Rafael.
Continua depois da publicidade
– Quero tentar dar um abraço ou apertar a mão dele. É para agradecer, sabe? Porque ele veio para evangelizar e nós precisamos muito disso – sorri Benta ao mostrar a pequena bandeira que carregava com a imagem do novo bispo.

Laura e Benta aguardavam a chegada de Dom Rafael (Foto: Patrick Rodrigues/ Agência RBS)
Dom Rafael é aplaudido pelo público
Após a apresentação de cada um dos bispos e arcebispos presentes, o padre Marcelo Martendal, também da Diocese de Blumenau, agradeceu a todos que rezaram pedindo a chegada de um novo bispo na cidade e o público respondeu com uma longa salva de palmas dedicada ao até então bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba.
:: “A Igreja precisa ser missionária”, avalia Dom Rafael Biernarski, bispo da Diocese de Blumenau
Continua depois da publicidade
Emocionado, Dom Rafael seguiu atento às homenagens feitas pelo prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, que falou em nome das autoridades presentes e deu as boas-vindas ao religioso.
Antes de ser cumprimentado novamente pelas autoridades, Dom Rafael recebeu o báculo, espécie de cajado, símbolo do serviço atento e fiel do pastor, das mãos de Dom Wilson Tadeu Jönck, arcebispo metropolitano, e caminhou pela igreja abençoando o público. Por fim, o novo bispo comandou a missa, que começou por volta das 10h30min, foi marcada pela alegria e comoção daquele que veio para evangelizar.

Dom Rafael com o báculo em mãos (Foto: Patrick Rodrigues/ Agência RBS)
>>> Assista ao vídeo que mostra o momento em que Dom Rafael entrou na Catedral
Fiéis acompanham a entrada de Dom Rafael na Catedral São Paulo Apóstolo em Blumenau
Continua depois da publicidade
