Entrevista com Ari Germer, presidente do Sindetranscol
Jornal de Santa Catarina: Que lições o senhor tira desta greve do transporte?
Continua depois da publicidade
Ari Germer: Nós não estávamos brigando por 1,2 mil trabalhadores, mas por uma cidade onde a segurança deixa muito a desejar. Nós saímos do Ministério Público do Trabalho com uma proposta de contratar vigilantes para os terminais, um local que é público. Isso é papel da polícia e do prefeito, de dar segurança para todos nós. Infelizmente, como a PM não tem o efetivo, brigamos para conquistar os vigilantes. O nosso objetivo era atingir até as quatro estações (de pré-embarque), mas conseguimos os seis terminais. E já tem um pacto entre os trabalhadores de fechar (o pré-embarque) se acontecer alguma coisa.
Santa: O que faltou durante as negociações para evitar a greve?
Ari Germer: Faltou o compromisso das autoridades da nossa cidade. Ontem fizemos a proposta às 8h para tentar resolver. Quando a prefeitura partiu para o meio jurídico dizendo que a nossa greve era ilegal porque não era uma campanha salarial, mas era pela segurança da cidade, a procuradoria deixou claro que queria ouvir trabalhadores. Porque se não fizéssemos alguma coisa a imprensa ia falar de uma fatalidade dentro dos terminais, das estações, ia ter que acontecer o pior para fazerem alguma coisa.
Continua depois da publicidade
Santa: Existe alguma outra solicitação do setor que não foi atendida e que pode se tornar o estopim para outra greve?
Ari Germer: A nossa data-base é novembro, mas agora temos um pacto com a categoria. Em janeiro na empresa Nossa Senhora da Glória nós recebemos o pagamento parcelado e foi o basta desse ano. Em relação ao salário, se atrasar o pagamento, no dia seguinte nós paramos. Hoje a empresa recebe 80% da renda adiantado, que é a arrecadação do vale-transporte. Por que eles não pagam o nosso salário em dia, já que o nosso custo é 40% do que arrecadam?
Veja também
::: Ônibus voltaram a circular às 4h desta quarta-feira em Blumenau
::: Futuro da greve dos ônibus de Blumenau será decidido às 19h desta terça-feira
::: Seterb pede ao Ministério Público que transporte seja reestabelecido
::: Servidores do transporte coletivo ameaçam paralisar atividades
::: Seterb e servidores do transporte público mantêm negociações sobre segurança
>>> Reivindicações do sindicato divulgadas no dia 16 de fevereiro
– Os terminais devem conter seguranças profissionais (treinados, qualificados e desarmados de arma de fogo ou branca), como vigilante profissional.
Continua depois da publicidade
– Todas as linhas devem ter ponto final nos terminais ou em locais de grande circulação de pessoas, bem iluminados à noite, com banheiros, local de descanso e alimentação aos trabalhadores do sistema.
>>> Medidas acordadas ontem à tarde entre sindicato, Consórcio Siga e Seterb, que será executada até sexta-feira:
– Vigilantes: contratação de dois vigilantes por terminal. Um a cada turno de oito horas (das 6h30min às 13h30min e das 14h30min às 22h30min ). Todos os seis terminais terão seguranças.
– Bilheterias com porteiros: serão implantadas nos terminais do Aterro, Fonte e Fortaleza. No Aterro e Fonte as estruturas serão em forma de contêiner e terão banheiros. No Terminal da Fortaleza será reativada a estrutura que já existe.
Continua depois da publicidade
– Central de monitoramento: uma pessoa vai acompanhar as imagens na sede do Consórcio Siga. Caso haja alguma ocorrência a Polícia Militar será avisada. A previsão é de que a medida entre em funcionamento até o fim do fevereiro. Há estudos para que a central esteja diretamente ligada à PM.
– Melhoria da iluminação periférica: todos os seis terminais passam por uma revisão na iluminação. Na última sexta-feira, os trabalhos no estacionamento e nas entradas e saídas do Terminal do Aterro foram concluídos. O serviço segue nos demais terminais.
– Intensificação de rondas: policiais militares e e agentes da Guarda Municipal vão intensificar as rondas no entorno dos terminais.
– Estações de pré-embarque: ficarão fechadas das 23h às 6h. Os ônibus circulam e haverá embarque e desembarque no ponto, porém fora da estação.
Continua depois da publicidade
– Pontos finais: ônibus não ficarão mais parados entre o fim e começo das viagens. Funcionarão em forma de roteiro circular. Atualmente os ônibus ficam parados em apenas 21 dos 94 pontos finais. Os demais já funcionam no sistema circular.
Confira a Galeria de Fotos:
Confira informações atualizadas no Twitter do Santa: