Sete novas propostas que buscam melhorar a segurança nos terminais e estações de pré-embarque de Blumenau foram apresentadas pela prefeitura durante uma coletiva de imprensa nesta terça-feira à tarde. Elas serão avaliadas em assembleia entre Sindetranscol, motoristas e cobradores às 19h desta terça-feira. Caso sejam aprovadas em votação a greve do transporte coletivo, que já dura dois dias, acabará.
Continua depois da publicidade
Entre os tópicos está a implantação de seguranças nos seis terminais urbanos do município e o fechamento das estações entre 23h e 6h. O prefeito, Napoleão Bernardes, acredita que com as novas medidas os trabalhadores e o pode público possam chegar a um consenso e retomar o serviço de transporte coletivo a partir desta quarta-feira. Se forem aceitas, as medidas começam a ser executadas até sexta-feira.
Por telefone o assessor do Sindetranscol, Ricardo Freitas, informou desconhecer as propostas. Já o presidente do sindicato, Ari Germer, repassou apenas que uma assembleia entre sindicalistas, motoristas e cobradores está marcada para as 19h desta terça-feira no pátio da empresa Nossa Senhor da Glória. Germer não comentou sobre as medidas anunciadas durante a coletiva de imprensa.
No fim da tarde de segunda-feira a categoria votou a favor da greve do transporte coletivo depois de rejeitar a proposta do Seterb de implantar seguranças desarmados nos terminais do Aterro, Fonte e Fortaleza, reivindicação feita pela categoria na última quarta-feira. Na ocasião o assessor do sindicato negou que tenha havido uma proposta oficial do Sindicato por três agentes nesses terminais e reiterou que a exigência era de que todos os terminais fossem contemplados com a medida. Segundo Freitas, o Seterb apenas sondou a categoria sobre a medida, mas nenhum comunicado oficial foi feito.
Veja também
Continua depois da publicidade
::: Seterb pede ao Ministério Público que transporte seja reestabelecido
::: Servidores do transporte coletivo ameaçam paralisar atividades
::: Seterb e servidores do transporte público mantêm negociações sobre segurança
Veja quais são as sete propostas feitas pela prefeitura
– Vigilantes: contratação de dois vigilantes por terminal. Um a cada turno de oito horas (das 6h30min às 13h30min e das 14h30min às 22h30min ). Todos os seis terminais terão seguranças.
– Bilheterias com porteiros: serão implantadas nos terminais do Aterro, Fonte e Fortaleza. No Aterro e Fonte as estruturas serão em forma de contêiner e terão banheiros. No Terminal da Fortaleza será reativada a estrutura que já existe.
– Central de monitoramento: uma pessoa vai acompanhar as imagens na sede do Consórcio Siga. Caso haja alguma ocorrência a Polícia Militar será avisada. A previsão é de que a medida entre em funcionamento até o fim do fevereiro. Há estudos para que a central esteja diretamente ligada à PM.
Continua depois da publicidade
– Melhoria da iluminação periférica: todos os seis terminais passam por uma revisão na iluminação. Na última sexta-feira, os trabalhos no estacionamento e nas entradas e saídas do Terminal do Aterro foram concluídos. O serviço segue nos demais terminais.
– Intensificação de rondas: policiais militares e e agentes da Guarda Municipal vão intensificar as rondas no entorno dos terminais.
– Estações de pré-embarque: ficarão fechadas das 23h às 6h. Os ônibus circulam e haverá embarque e desembarque no ponto, porém fora da estação.
– Pontos finais: ônibus não ficarão mais parados entre o fim e começo das viagens. Funcionarão em forma de roteiro circular. Atualmente os ônibus ficam parados em apenas 21 dos 94 pontos finais. Os demais já funcionam no sistema circular.
Continua depois da publicidade
Confira a Galeria de Fotos:
Confira informações atualizadas no Twitter do Santa: