Uma pesquisa da Fecomércio perguntou aos empresários de Balneário Camboriú quais os principais prejuízos em decorrência dos problemas enfrentados na temporada. Cerca de 33% dos pesquisados disse que precisou fechar o estabelecimento mais cedo. Em seguida, aparecem a perda de estoques e alimentos (10,5%) e a compra de água (8%).

Continua depois da publicidade

Leia mais:

>>> Temporada marcada por falta de água e luz

Continua depois da publicidade

>>> Estacionamentos preocupam empresários

>>> Confira a pesquisa na íntegra

No relatório do levantamento, o proprietário da Cantina Famiglia Mantovani, Claudio Mantovani, conta que em 31 de dezembro de 2013 deixou de atender cerca de 60 pessoas por causa da falta de água. Ele precisou comprar 12 galões e pegar água da chuva para usar nos banheiros. A luz também afetou seu estabelecimento:

– Ficamos seis dias sem poder trabalhar, no ápice da temporada. Tínhamos muita coisa estocada que se perdeu por causa de uma falta de luz que durou cinco horas e meia – relata.

Para o dono do Madero Grill, Ricardo Fernandes, as quedas de energia muito frequentes impactaram no trabalho do restaurante.

– Numa noite, eram mais ou menos 23h, tivemos que deixar várias pessoas saírem sem pagar por causa do transtorno. Devo ter perdido, nesses dias todos, algo em torno de R$ 20 mil – avalia.

Continua depois da publicidade