A forte chuva que cai sobre o Vale do Itapocu está mobilizando as equipes da Defesa Civil. Em Jaraguá do Sul, já são 205 milímetros de chuva em 72 horas. Segundo o diretor da Defesa Civil Municipal, Marcelo Heinz Prochnow, a situação é crítica em toda a cidade.
Continua depois da publicidade
– Não conseguimos mensurar a quantidade de ocorrências, estamos recendo muitas ligações e as equipes estão todas na rua _ informou.
Deslizamentos foram registrados nos bairros Vila Nova, Três Rios do Norte, Rio Molha, Jaraguá Esquerdo, Estrada Nova, Rau, Ilha da Figueira e Vila Lenzi. Alagamentos surgiram em diversos pontos da cidade. Há ruas alagadas nos bairros Rio Cerro, Ribeirão Cavalo, Rio da Luz e Garibaldi.
No Ribeirão Cavalo, o Corpo de Bombeiros precisou fazer o resgate de três famílias, que se encontravam ilhadas devido ao volume das águas. No Rio Cerro, famílias começaram a retirar os móveis das residências. No Rio da Luz, outra família deixou seu lar. Além deles, outras quatro famílias já estavam desalojadas desde a manhã, dos bairros Três Rios do Norte e Rau.
O Rio Cerro e o Rio da Luz saíram da calha, criando pontos de alagamento e inundações ao longo de seu percurso. O Rio Jaraguá também registrou pontos de saída da calha. No fim da tarde, a Defesa Civil recebeu informações de que o Rio Itapocu estaria transbordando em alguns pontos.
Continua depois da publicidade
Pela região
Em Corupá, já são 140 milímetros de chuva acumulada. Foram registrados pontos de alagamento e seis de deslizamento, alguns deles cobrindo as pistas. O Rio Novo saiu do leito em alguns pontos e há problema no tratamento da água. Até o fim da tarde, não havia desalojados.
Em Guaramirim, as equipes da Defesa Civil realizam atendimentos. Houve obstruções no bairro Havai devido à queda de barreira, porém a Prefeitura já fez a manutenção e liberação da via.