A chuva que chegou à Santa Catarina nesta semana está causando prejuízos no Norte do Estado. No Vale do Itapocu, os municípios de Jaraguá do Sul, Guaramirim e Corupá registraram deslizamentos de terras, além de alagamentos e quedas de árvores. Houve apenas danos materiais, porém a Defesa Civil está em estado de alerta.
Continua depois da publicidade
Segundo a Defesa Civil, no Vale do Itapocu choveram 110 mm nas últimas 48 horas, sendo 85 mm apenas nas últimas 24 horas – 30 mm acima do esperado pelas previsões. Segundo a previsão do tempo da Epagri/Ciram, chuvas fortes seguem atingindo o Estado neste sábado e no domingo, com acumulados pontuais de 100 a 200 milímetros.
Em Jaraguá, a Defesa Civil Municipal registrou oito chamadas entre a noite de sexta-feira e a madrugada deste sábado. Houve alagamentos nos bairros Rau, Três Rios do Norte, Centenário e em um ponto da BR-280, próximo ao bairro Nereu Ramos. Não foi necessário que as famílias deixassem as residências.
Também nos bairros Rau e Três Rios do Norte foram feitas chamadas devido à deslizamento de terra. No Rau, duas famílias foram orientadas a deixar as casas. No Três Rios do Norte, duas residências foram interditadas. Segundo o diretor da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Maicon da Costa, o deslizamento de terra no bairro Três Rios do Norte ocorreu devido à escavação clandestina feita em um terreno, com o intuito de construção de mais uma casa. O órgão já havia notificado os moradores sobre a irregularidade da obra na semana passada.
Na cidade, também houve queda de cinco árvores, porém sem danos. Em Corupá, houve deslizamento de terra na rua Francisco Mees, também sem danos.
Continua depois da publicidade
Já em Guaramirim, foram registrados dois casos de deslizamento. Um deles foi na rua Atiradores, na madrugada deste sábado, resultando em danos materiais em duas casas: a terra atingiu um muro, que caiu sobre a garagem de uma casa e danificando um carro. As duas famílias que vivem no terreno foram instruídas a deixar o local e estão na casa de familiares.
Recomendações
O Rio Itapocu, que passa pelo Centro de Jaraguá do Sul, está 2,5 metros acima de seu nível. Segundo a Defesa Civil, os problemas surgem a partir dos 3,5 metros. Já o Rio Jaraguá está 1,8 metros acima de seu nível. Os problemas começam a partir dos 2,5 metros.
O órgão recomenda à população, especialmente aos ribeirinhos, que fiquem atentos ao nível dos rios. Pessoas que moram em áreas de risco também devem ter atenção, já que o solo está encharcado. Em caso de temporais com raios, a recomendação é desligar os aparelhos eletrônicos das tomadas.
Em caso de emergências, ligar para a Defesa Civil (199) ou para os Bombeiros Voluntários (190).