A ininterrupta chuva que atinge Jaraguá do Sul desde a tarde desta sexta-feira causou deslizamentos e alagamentos na cidade. O acumulado da chuva registrado às 15 horas deste sábado é de 170 milímetros. A Defesa Civil Municipal já atendeu a mais de 50 chamadas, entre pedidos de informação, avisos de deslizamentos, alagamentos e quedas de árvores.

Continua depois da publicidade

No bairro Rio Cerro, o Rio da Luz transbordou e pode atingir residências. Até o momento, não houve registro junto à Defesa Civil de que as águas tenham invadido casas no local, porém o pedido é por atenção. Duas ruas da cidade estão interditadas: no bairro Rio da Luz, a rua Eurico Duwe; no bairro Barra do Rio Cerro, a rua Pastor Alberto Schneider.

Alagamentos atingiram diversos bairros, entre eles Rau, Três Rios do Norte, Centenário e em um ponto da BR-280, próximo ao bairro Nereu Ramos. Não foi necessário que as famílias deixassem as residências.

Nos bairros Rau e Três Rios do Norte houve deslizamento de terra. No Rau, duas famílias foram orientadas a deixar as casas. No Três Rios do Norte, duas residências foram interditadas. Segundo o diretor da Defesa Civil de Jaraguá do Sul, Maicon da Costa, o deslizamento de terra no bairro Três Rios do Norte ocorreu devido à escavação clandestina feita em um terreno, com o intuito de construção de mais uma casa. O órgão já havia notificado os moradores sobre a irregularidade da obra na semana passada.

Outro deslizamento ocorreu na rua 25 de Julho, bairro Vila Nova. Uma encosta desabou, levando consigo coqueiros. As plantas e a terra invadiram a pista, que levou cerca de três horas para ser completamente liberada. À tarde, o morador Jonas Luiz Correia e seu pai fizeram uma vala para que a água escoe, evitando mais deslizamentos.

Continua depois da publicidade

Ao longo deste sábado, outros registros de deslizamentos foram atendidos pelo órgão. Segundo o diretor Maicon da Costa, cerca de dez casos foram registrados. Desses, seis causaram danos materiais. Não há feridos.

Segundo a Defesa Civil Estadual, a previsão é que chova de 20 a 45 milímetros até a noite deste sábado. Durante a madrugada, é esperado mais um volume de 20 a 40 milímetros.

Em caso de emergências, ligar para a Defesa Civil (199) ou para os Bombeiros Voluntários (190).