A combinação de natureza exuberante e empresas fortes criaram em Jaraguá do Sul um tipo de turismo que agrega variados perfis. Por muito tempo, a cidade recebeu principalmente visitantes que estavam relacionados apenas a negócios. Hoje, os perfis se diversificam e abrem um leque de novas possibilidades para empresários da região.
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O turismo de esporte e aventura agrega novos adeptos, a entrada da cidade na Rota Religiosa de Santa Catarina trouxe visibilidade para as igrejas, os eventos chamam atenção de todo o País. Hoje, o Parque Malwee é o principal ponto turístico da cidade. Porém, ainda resta muito a fazer para fortalecer outros atrativos e melhorar a recepção de turistas. O AN Jaraguá conversou com especialistas da área e elencou os desafios que o turismo em Jaraguá do Sul ainda deve enfrentar para crescer.
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Fortalecer a Rota Alemã
O diretor de Turismo da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Fenísio Pires Júnior, lembra que no ano passado foi confirmada a criação da Rota Alemã, percurso que passa pelo Rio da Luz e une-se à Rota Enxaimel, em Pomerode. A SC-110 também faz parte do passeio, fechando um circuito de atrações. A região tem manifestações culturais próprias, que ocorrem independentemente de turistas: as buscas de rei ocorrem em quase todos os fins de semana, há produção de artigos coloniais e festas das sociedades de tiro. O desafio é transformar essa cultura jaraguaense em um produto turístico.
A princípio, apenas os membros das sociedades de tiro participam das buscas de rei. Levar os moradores de Jaraguá do Sul até esses eventos, assim como levá-los aos pontos de turismo da rota, é o primeiro passo para começar o turismo no local. O desafio é abrir as sociedades ao público externo, criando, entre os membros, modos de receber os visitantes.
Além disso, levar a informação ao público é fundamental. Para isso, a diretoria de Turismo está criando um material que elenca os pontos que já recebem turistas – sociedades de tiro, cafés coloniais, pesque e pague, e pontos de venda de quitutes e artesanatos. Placas de sinalização também devem auxiliar.
Pavimentar o Morro Boa Vista
Para o presidente do Jaraguá Clube de Voo Livre (JCVL), Waldir Giese, facilitar o acesso dos visitantes deve atrair mais turistas para o Morro, que é hoje um dos principais pontos turísticos da cidade. Reivindicação antiga, a pavimentação traria também mais segurança para visitantes e esportistas. Para Waldir, o ideal seria o alargamento do acesso, permitindo a passagem simultânea de dois carros. Placas de sinalização, contenção nas encostas e ilhas para desvio de veículos estão na lista de necessidades. Além disso, criar infraestrutura para visitantes é fundamental.
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– Banheiros e quiosques para sombra seriam ideais. Além disso, uma estrada adequadamente pavimentada facilita a caminhada e o pedalar para quem sobe de bicicleta. O voo livre já demonstrou que veio para ficar e que pode gerar muitos dividendos ao município como atividade turística, sendo, para isto, necessário que se mostre vontade política para melhorias.
Waldir ressalta que, com a inauguração da Chiesetta Alpina, a movimentação no morro aumentou muito. Grupos ligados à igreja já conseguiram arrecadar fundos para asfaltar um quilômetro de estrada de terra que dá acesso até o templo. Para os demais cinco quilômetros até o topo, porém, ainda não há previsão de recursos.
Atrair cada vez mais eventos para a cidade
O presidente do Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau, Heine Withoeft, lembra que Jaraguá do Sul tem se destacado no cenário internacional devido aos eventos sediados na cidade. O Festival de Música de Santa Catarina (Femusc) e os eventos esportivos sediados na Arena Jaraguá formam o principal rol de atrações atuais, porém, o objetivo é aumentar o leque de opções. Withoeft conta que o Convention tem trabalhado na sensibilização de entidades de diversos setores, visando a atrair mais eventos.
O diretor de turismo da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Fenísio Pires Júnior, acrescenta que o objetivo é que a Arena receba um grande evento por mês. As facilidades estão no preço competitivo dos aluguéis do espaço, que são um atrativo para organizadores de eventos. Além disso, a proximidade com grandes centros é um diferencial. Para a divulgação, Jaraguá do Sul conta materiais impressos: são mais de 30 mil folders e cadernos distribuídos anualmente. A participação em feiras de turismo é um dos modos de atrair organizadores de evento. Manter o preço competitivo da Arena também é uma estratégia.
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Revitalizar o Nereu Ramos
O turismo religioso tornou-se a nova bandeira de Jaraguá do Sul. O processo de beatificação do Padre Aloísio Boeing transformou a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, onde o padre foi enterrado, em ponto de visitação e peregrinação. No ano passado, Jaraguá do Sul foi formalmente incorporada à Rota Religiosa de Santa Catarina, unindo-se a outros dez municípios. Além da igreja de Nereu Ramos, o noviciado Nossa Senhora de Fátima, na Barra do Rio Cerro, e o Seminário Sagrado Coração de Jesus, de Corupá, fazem parte do roteiro jaraguaense ligado ao pároco. Ainda está na lista o Chiesetta Alpina, no Morro Boa Vista.
O túmulo do padre é responsável por grande número de visitações. Um projeto foi criado pela Prefeitura para revitalizar o centro do bairro e tornar ainda mais belo o entorno da igreja onde o padre Aloísio atuou por 40 anos. O entrave, porém, é o alto custo. O projeto municipal foi orçado em R$ 21 milhões. Nele, constam melhorias em pontos de ônibus, iluminação, calçadas e praças, além de recuperação da pavimentação original do bairro. Sanitários públicos também fazem parte da iniciativa, assim como a arborização. As ruas contempladas serão a Luiz Sarti, Pioneiro Julio Tissi, Pioneiro Henrique Demate e a faixa com áreas de lazer e praça que acompanha a ferrovia.
Além do aspecto visual, o objetivo é tornar o bairro mais independente, abrindo comércio e serviços no local. A ideia é que agências bancárias e diferentes tipos de comércio se instalem no bairro.
Melhorar a estrutura de recepção
Com eventos internacionais e empresários de todo o mundo desembarcando na cidade, o diretor de turismo da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Fenísio Pires Júnior, vê como fundamental buscar melhorias no atendimento. Manter cardápios bilíngues, por exemplo, já é medida adotada por muitos restaurantes e hotéis e deve ser estendido a outros empreendedores.
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Como boa parte do turismo local é representado pelos empresários, apresentar os atrativos da cidade é importante para fidelizar esse visitante e torná-lo também um turista de passeio, que deseja conhecer os aspectos culturais e naturais da cidade. A coordenadora Núcleo da Hospitalidade da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), Vera Lúcia Berri Wilhelm, indica que aumentar o número de hóspedes nos fins de semana é uma meta do núcleo. Para isso, ações são desenvolvidas. Na próxima semana, membros do grupo viajam a Bento Gonçalves (RS) para conhecer o trabalho feito na cidade, que explorou potenciais natos para transformar o município em polo turístico.
O presidente do Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau, Heine Withoeft, ainda cita pontos como a qualificação da mão de obra, negociações para a obtenção de tarifários competitivos e a busca por inovação como desafios da entidade. Withoeft cita, ainda, um tema que gerou controvérsia:
– É preciso haver conscientização e entendimento das autoridades, políticos, lojistas e comerciários sobre a necessidade de horários flexíveis para compras.