A Polícia Militar apreendeu, pela terceira vez em menos de dois meses, o adolescente suspeito de participar da morte de um turista argentino e de um policial civil. Dessa vez, o jovem de 17 anos estava escondido em uma casa no Morro do Quilombo, no bairro Itacorubi, na região central de Florianópolis. Ele estava foragido do Centro Atendimento Socioeducativo Provisório de Itajaí (Casep), o antigo CIP, de Itajaí.

Continua depois da publicidade

Informaçõe recebidas pela Inteligência da Tropa de Choque apontavam que o foragido encontrava-se na casa de um amigo no Quilombo. Os policiais montaram uma campana no local e avistaram o rapaz dentro do imóvel.

O Choque entrou na casa e apreendeu o suspeito, por volta das 6h30min desta quarta-feira. Ele tentou se esconder em um armário. No imóvel, a guarnição encontrou dois carregadores de pistola 9mm, cinco munições de 9mm e um torrão de maconha.

Na residência, também estava um casal e o filho adolescente de 16 anos, que foi encaminhado para a delegacia suspeito de ser o dono da droga e das munições.

Continua depois da publicidade

Fuga na semana passada

Na quinta-feira passada, o adolescente de 17 anos fugiu do Casep de Itajaí. Ele relatou aos policiais militares nesta manhã que pegou carona na BR-101 e andou parte da rodovia a pé para voltar à Capital, onde a mãe reside no bairro Monte Verde. O rapaz afirmou que se escondeu na residência de um amigo, porque temia ser localizado pela polícia em casa. Essa foi a terceira fuga em menos de dois meses.

De acordo com os registros da PM, entre sexta-feira e domingo, o jovem teria participado de pelo menos nove assaltos à mão armada. Em seis, ele foi reconhecido pelas vítimas por meio de fotos. No sábado passado, o adolescente e um comparsa assaltaram, em sequência, uma farmácia, um restaurante e um mercadinho no Ribeirão da Ilha.

Um cerco foi montado pela polícia para capturar os dois bandidos que foram localizados no Campeche. Os ladrões trocaram tiros com a polícia e bateram a moto contra uma viatura. O adolescente se embrenhou no mato e conseguiu escapar. O comparsa foi preso. O jovem também participado do roubo da moto usada no crime e atacado outros estabelecimentos comerciais na cidade.

Continua depois da publicidade

– A diminuição da criminalidade não é responsabilidade apenas da polícia. É de todo o sistema. Quantos crimes teriam sido evitados se ele tivesse ficado apreendido desde a primeira vez que foi capturado no início de 2011? – questionou o comandante do 4º Batalhão da PM, coronel Araújo Gomes.

Participação em assassinatos

Em janeiro de 2011, ele teria participado do assassinato do turista argentino Raul Baldo, de 42 anos. No ano anterior, o jovem estaria envolvido na morte do policial civil Eliseu de Souza Júnior, de 19. No ano passado, ele fugiu do mesmo lugar para onde foi transferido nesta semana.