Além de Blumenau, outros municípios da região estão se adaptando à Lei Federal 12.796/2013. Em Pomerode, por exemplo, a secretária de Educação, Joana Wachholz, comenta que agentes comunitários farão uma pesquisa, casa por casa, para identificar crianças de quatro anos que ainda não frequentam a escola.
Continua depois da publicidade
– Só temos dados subjetivos, não sabemos quantas crianças nesta idade estão fora da escola, por isto a pesquisa se faz necessária. Hoje temos 1.212 crianças de quatro e cinco anos matriculadas, 362 no meio período e 850 crianças no integral. A intenção é oferecer as duas opções no próximo ano, mas precisamos analisar a demanda para nos programar – salienta Joana.
Em Timbó o ensino em período integral é oferecido somente para crianças de quatro meses a quatro anos. Segundo o secretário de Educação, Sergi Frederico Mengarda, as outras 780 crianças com cinco e seis anos são atendidas somente meio período.
Continua depois da publicidade
– O ideal seria que todos os alunos da educação infantil recebessem o ensino integral, mas não é possível. Temos uma demanda constante e uma fila de espera de 200 crianças.
<< Especialistas em Educação reflete sobre a Lei 12.796/2013 >>
Em Gaspar e Indaial, o ensino para crianças com idade entre quatro e cinco anos que hoje é ofertado em ambos períodos, integral e parcial, não será alterado no próximo ano.